Cancana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Cancana Resources Corporation é uma empresa canadense que tem como foco a exploração e a produção de manganês nas minas Rio Madeira e Jaburu, em Rondônia, no Brasil, por meio da empresa Brasil Manganês Corporation (BMC), uma joint venture com a Ferrometals, empresa criada pelo The Sentient Group para se associar à Cancana. A mineradora possui o projeto de manganês Valdirão, em Espigão d'Oeste (RO). A companhia possui as subsidiárias M.L.B. de Nogueira Mineração e Cancana Brasil Mineração, que possuem autorizações de pesquisas para diamante e manganês em Rondônia. A Cancana foi criada em 1980 e, até 2011, se chamava Solla Resource Corp. A companhia está listada na Bolsa de Valores de Toronto (TSX).

História[editar | editar código-fonte]

O início da atividade comercial da Cancana no Brasil foi marcado pelas operações de mineração e de escavação na mina de manganês Valdirão, em Espigão do Oeste (RO), que aconteceram em novembro de 2013[1]. Ainda naquele ano, a mineradora assinou, junto com a Ferrometals, um acordo de compra de ações da Rio Madeira Comércio e Exportação de Minérios, empresa constituída em 2005, que possui reservas de minério de manganês em Espigão d'Oeste (RO).

Em 2014, a Cancana comprou, por US$ 5 milhões, 30% de participação na Brasil Manganês Corporation (BMC), antiga Rio Madeira Comércio e Exportação de Minérios. A joint venture foi formada com a Ferrometals em 2013. Em setembro de 2014, a Cancana, por meio da BMC, fechou um acordo para adquirir uma planta de processamento de manganês e três direitos minerários da Eletroligas, em Espigão d'Oeste (RO)[2].

A Cancana Resources assinou, em dezembro de 2014, um termo de compromisso com a Ferrometals para transferir os direitos minerários que pertenciam à M.L.B. de Nogueira Mineração para a joint venture Brasil Manganês Corporation Mineração (BMC), aumentando a sua participação para 32,5%.

História recente[editar | editar código-fonte]

Em 2015, a Ferrometals aumentou a participação na Cancana Resources em 2,03% para um total de 47,33%. Além disso, a mineradora concluiu, em junho, o levantamento aerogeofísico nas minas Rio Madeira e Jaburu, em Rondônia, considerado o primeiro estágio de um programa sistemático e agressivo de exploração e desenvolvimento[3].

Referências

  1. «Cancana Commences Mining Operations At Its Valdirão Manganese Mine». Cancana Resources. Consultado em 27 de julho de 2015 
  2. «Cancana assina acordo de compra de ações da Rio Madeira». Notícias de Mineração Brasil. Consultado em 14 de julho de 2015 
  3. «Levantamento aerogeofísico da Cancana identifica 21 anomalias de manganês em RO». Notícias de Mineração Brasil. Consultado em 14 de julho de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]