Canterbury Plains

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização de Canterbury Plains
Monte Hutt, uma das montanhas que compõe a Canterbury Plains.

Canterbury Plains ou planícies de Canterbury é o nome de uma planície situada na região de Canterbury na parte centro-oriental da Ilha Sul, na Nova Zelândia. Seus extremos norte são ao pé da Hills Hundalee no Distrito Hurunui, e no sul se fundem nas planícies do Norte de Otago além do rio Waitaki. Exclui a península de Banks, a leste, de relevo muito irregular.

Formação[editar | editar código-fonte]

A Canterbury Plains foi formada a partir quaternário morena, cascalhos depositados durante os períodos glaciais do Pleistoceno Tardio, aproximadamente, 3 milhões de anos a 10.000 anos atrás. As planícies aluviais foram retrabalhadas, com cascalhos de grandes rios, nomeadamente o Waimakariri, o Rakaia, o Selwyn, e o Rangitata. Parte da terra Otago é apropriada para pecuária intensiva moderadamente, mas é propenso à seca, especialmente quando o vento predominante vem do noroeste. Nessas ocasiões, o fenômeno climático conhecido como o arco Nor'west pode ser visto em grande parte da planície.

Um grande sismo em 4 de setembro de 2010 revelouuma até então desconhecida falha geológica abaixo da planície e criou uma fenda de superfície que deslocou até 4m em alguns lugares.

Rios[editar | editar código-fonte]

Os rios das planícies de Canterbury, têm um distintivo trançado aparente, o que diferencia esta região das planícies de Otago Norte a sul - além do Waitaki, os rios são normalmente mais estreitos, formado canais, ao invés de se espalhando depressões, como em Canterbury. A maioria da população vive em Canterbury, uma série de pequenas e grandes cidades organizadas nordeste para sudoeste ao longo da planície, ligados pela State Highway e principal linha ferroviária do Sul. Estes incluem Christchurch, Ashburton e Timaru, e o menor Kaiapoi, Dunsandel, Rakaia, Temuka e Glenavy. Outras cidades na planície incluem Rangiora, Leeston, Lincoln, Darfield, Geraldine, Methven e Waimate.

Fauna[editar | editar código-fonte]

O extremamente raro caruncho Karocolens tuberculatus é endêmico na planície.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Nova Zelândia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.