Carcinossarcoma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um Carcinossarcoma é um tumor maligno com características carcinomatosas e sarcomatosas.

Epidemiologia[editar | editar código-fonte]

O carcinossarcoma na região de cabeça e pescoço é extremamente raro; Cerca de 50 a 60 casos foram notificados até à data. A idade média na apresentação foi de 58 anos com uma faixa de 14-87 anos. Vários pacientes tiveram história de adenoma pleomórfico recorrente e vários casos surgiram em um adenoma pleomórfico (carcinossarcoma de adenoma pleomórfico)[1].

Localização[editar | editar código-fonte]

Dois terços têm surgido na glândula parótida, aproximadamente 19% nas glândulas submandibulares e 14% no palato. Um caso foi relatado na língua e um na região supraglótica[1].

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Os carcinossarcomas são tratados pela excisão cirúrgica radical, que pode ser combinada com a radioterapia e com a quimioterapia. O prognóstico é pobre, com cerca de 75% dos pacientes ou evoluindo ao óbito em decorrência de suas doenças ou desenvolvendo recorrências locais ou metástases[2].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Carcinosarcoma no NCI Dictionary of Cancer Terms (domínio público) (em inglês)

Referências

  1. a b Tumours of the Salivary Glands http://www.iarc.fr/en/publications/pdfs-online/pat-gen/bb9/bb9-chap5.pdf. Acessado em 28/11/2016.
  2. Neville BW, Damm DD, Allen CM, Bouquot JE. Patologia oral & maxilofacial. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre doenças é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.