Cargo de Natureza Especial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cargo de Natureza Especial (CNE) são cargos públicos que dispensam concursos públicos para sua efetivação.

No Brasil estes cargos estão vinculados a entidades públicas que têm o direito de contratar funcionários de sua confiança, podendo os salários variarem de 1.200 reais a mais de 8.000 reais. Para a Administração Pública Federal, o CNE tem remuneração de R$ 16.581,49[1]. Segue um exemplo: o Presidente da Câmara dos Deputados do Congresso Nacional tem o direito a contratar 46 pessoas na forma de CNE, e cada um dos 7 membros da mesa diretora da Câmara tem direito a 33 cargos, além de 11 cargos para cada um dos 4 suplentes da mesa, perfazendo um total de 321 CNEs. Com base neste exemplo fica evidente a importância da sociedade fiscalizar os critérios de nomeação, a justificativa dos gastos e o desempenho dos CNEs, pois infelizmente ainda são muito utilizados para atender a interesses restritos de quem nomeia e do pequeno grupo favorecido, ao invés de suprirem alguma demanda técnica da administração pública.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Tabela de Remuneração de Cargos Comissionados». Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (SIOG). Consultado em 23 de fevereiro de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.