Carmine Alfieri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Carmine Alfieri (nascido em 18 de fevereiro de 1943), também conhecido como “O ntufato” (O zangado), é um antigo criminoso italiano e membro da Camorra Napolitana. Ele era chefe do clã Alfieri e, até a sua captura em setembro de 1992, Alfieri era integrante da lista de fugitivos mais procurados na Itália. Em 1994, Alfieri decidiu se tornar um pentito (testemunha do estado). 

Inícios do clã Alfieri[editar | editar código-fonte]

Em 1952, Carmine Alfieri e seu irmão Salvatore fundaram o clã Alfieri para vingar o assassinato de seu pai. Em 1956, Salvatore matou o assassino de seu pai[1]. Na década dos 1960, sua primeira prisão acontece por extorsão. Em 1974, Carmine Alfieri foi iniciado na Camorra.

Chefe da Camorra[editar | editar código-fonte]

Em 1978, Alfieri criou Nuova Famiglia (NF), uma coalizão de clãs da Camorra para enfrentar a Nuova Camorra Organizzata (NCO) de Raffaele Cutolo. Cutolo queria unir a Camorra sob sua liderança e cometeu muitos assassinatos incluindo seu irmão Salvatore[2]. Então Alfieri junto com os chefes da NF Pasquale Galasso, Antonio Bardellino e Umberto Ammaturo participaram de muitos assassinatos de membros do NCO para se vingar de Cutolo e derrotá-lo[3]. No entanto, com Cutolo e o NCO fora do jogo, a aliança da NF logo se desintegrou, com uma guerra entre o clans liderados por Valentino Gionta e Alfieri-Bardellino, no final de 1983. Esta guerra acabou com o assassinato de Ciro Nuvoletta e massacre de Torre Annunziata, após desses fatos a facção Alfieri-Bardellino-Galasso saiu vitoriosa e clã começa a se expandir por toda a província de Nápoles[4].

Arrependimento[editar | editar código-fonte]

Em 11 de setembro de 1992, Alfieri foi preso juntamente com 2 guarda-costas depois de ser fugitivo por 9 anos[5]. Em março de 1994, ele decide colaborar com a justiça italiana, tornando-se um pentito, rompendo o omertà (código de silêncio)[6]. Como forma de retaliação, seu filho Antonio[7] e seu irmão Francesco são mortos.

Referências

  1. (em italiano) Alfieri clan Arquivado em junho 29, 2008, no Wayback Machine
  2. Behan, See Naples and Die, Google Print, p. 13
  3. Allum, Felia. The Neapolitan Camorra. [S.l.: s.n.] 213 páginas 
  4. Behan, See Naples and Die, pp. 127-28
  5. «(em Italiano)"Il padrino in pigiama si arrende"» 
  6. «(em Italiano) si pente Carmine Alfieri superboss della camorra» 
  7. «(em Italiano) Camorra, ucciso in un agguato il figlio di Carmine Alfieri»