Casa de Saúde São José

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Casa de Saúde São José
Casa de Saúde São José
Nome completo Casa de Saúde São José
Localização Rio de Janeiro,  Brasil
Fundação 1923
Tipo Privado
Urgências Clínica Geral, Cardiologia, Ortopedia, Neurologia, Neurocirurgia, Onco-hematologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Torácica e de Cabeça e Pescoço.
Leitos 209
Especialidades Diversas
Site http://www.cssj.com.br
editar

A Casa de Saúde São José é hospital geral privado localizado na cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foi fundado em 1923 e faz parte da Rede Santa Catarina, entidade filantrópica que conta com 19 instituições em seis estados.

História[editar | editar código-fonte]

Em 16 de junho de 1897 chegaram ao Brasil as quatro primeiras Irmãs da Congregação de Santa Catarina. A Congregação foi fundada por Madre Regina Protmann, em 1571, na Alemanha. Madre Regina abandonou todo o conforto familiar para se dedicar aos doentes domiciliares e à educação dos jovens, criando a 1ª Congregação com vida ativa da Igreja Católica.

As quatro Irmãs se instalaram em Petrópolis e começaram o Colégio Santa Catarina. Em 1915, as Irmãs enfermeiras vieram para o Rio de Janeiro e foram trabalhar no Hospital São Francisco de Paula, onde ficaram durante 6 anos. Depois as Irmãs decidiram alugar uma casa à rua D. Carlota para atender os pobres. Em 1922, para melhorar as condições de atendimento, decidiram montar uma casa de saúde própria. Com um empréstimo compraram um terreno com uma casa na rua Macedo Sobrinho, número 21. Em 1923, surgiu a Casa de Saúde São José.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Com cerca de 31 mil metros quadrados de área construída e 209 leitos, a Casa de Saúde São José (CSSJ) é um dos mais renomados hospitais do Rio de Janeiro, e também um dos mais bem aparelhados do País. Para dar suporte aos procedimentos de alta complexidade, o hospital conta com Unidades de Tratamento Intensivo especializadas, como CTI Adulto e Unidade Coronariana, além de Unidade Semi-Intensiva e Unidade Semi-Intensiva Pós-Operatória.

A Casa de Saúde São José tem estrutura e tecnologia para atender diversas especialidades, como:

  • Cardiologia;
  • Oncologia;
  • Centro de Diagnóstico por Imagem e Medicina Nuclear;
  • Centro de Endoscopia Intra-Hospitalar;
  • Cirurgia Robótica e Sala Híbrida;
  • Pronto Atendimento 24 horas;
  • Medicina Esportiva e Reabilitação;
  • Centro Médico.

Certificações[editar | editar código-fonte]

A acreditação mais recente e em vigência é a canadense Qmentum, nível Diamante, chancelada pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) e Accreditation Canada. Vale destacar também a Acreditação Hospitalar por Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em 2007, e com recertificações vigentes até novembro de 2016.

2021

2ª Recertificação Internacional Qmentum – Nível Diamante​

2019

Selo de Certificação da Qualidade – COFEN

2018

Recertificação Internacional Qmentum – Nível Diamante

2015

Certificação Internacional Qmentum – Nível Diamante

2013

Certificação Hemodinâmica

2ª Recertificação ONA 3 (2013 – 2016)

2011

Acreditação Canadense

2010

1ª Recertificação ONA 3

2007/2006/2004

Acreditação ONA – nível 3

Acreditação ONA – nível 2

Acreditação ONA – nível 1

Referências