Chibata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde setembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A chibata é um instrumento de castigo que possui algumas formas no Brasil e no mundo. A mais simples delas é constituída por um pequeno bastão terminado em uma lingueta de couro. Outra é o "Cat o' Nine Tails‎" (ou "gato de nove caudas"), um suporte que segura nove tiras de corda ou couro, utilizada na França, Inglaterra em prisões e embarcações. E uma terceira, mais comum na Marinha do Brasil, foi a de uma corda de linho (chamada corda de barca) bem grossa contendo na ponta umedecida pequenos pregos ou agulhas.

A chibata foi outrora usada para castigar pessoas no Brasil, na época da Escravidão e mesmo na República, até 1910, quando seu uso foi abolido após a Revolta da Chibata, liderada pelo marinheiro João Cândido.

Hoje um instrumento de condução usado tipicamente na equitação. É uma variante do chicote.

Também hoje é usada em relações sadomasoquistas, normalmente para realizar fantasias sexuais, sem risco à saúde, pela mútua concordância do uso da mesma pelos parceiros.