Chokmah

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Janeiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Chokhmah, algumas vezes transliterado chochma ou hokhmah (חכמה) é a palavra hebraíca para "sabedoria". É cognata da palavra árabe Hikmah, que também significa "sabedoria". A palavra "chokhmah" e suas derivações podem incorrer, dentre outros, nos seguintes significados:

"Sábio"[editar | editar código-fonte]

Um adjetivo relacionado a "sábio" ou substantivo "homem sábio" é um chakham (feminino: chakhama). Por exemplo, um rabbi ou outra pessoa extremamente versada na Torah e no Talmud é chamada Talmid Chacham, denotando uma pessoa muito estudiosa no Torah - literalmente, "um sábio estudante do conhecimento da Torah". O Talmud (Shabbat 31a) descreve o conhecimento da ordem talmúdica do Kodashim como um alto nível de chokhmah.

O nome chabad (חבד), do hassidismo Chabad Lubavitch, é um acrônimo, e a primeira letra (ח – "Ch") é retirada de chokhmah: ח (Ch'okhmah) para "sabedoria" - ב (Binah) para "entendimento" – ד (Da'at) para "conhecimento".[1]

Na Cabala[editar | editar código-fonte]

Na Cabala judaica, chokhmah é o nome de uma das sefirot.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre esoterismo ou ocultismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


  • Este artigo é uma tradução parcial de «Chokhmah» na Wikipédia em inglês