Sabedoria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Personificação da Sabedoria na biblioteca de Éfeso, atual Turquia

Sabedoria ou sapiência (em grego Σοφία, "sofía") é o que detém o "sábio" (em grego σοφός, "sophos"). Desta palavra derivam várias outras, como por exemplo, φιλοσοφία -"amor à sabedoria" (filos/sofia).

Há também o termo "Phronesis" - usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a "sabedoria prática", ou a habilidade para agir de maneira acertada".

É um conceito diferente de "inteligência" ou de "esperteza".

Mesmo para "sophia" há conceitos diferentes: muitos fazem distinção entre a "sabedoria humana" e a "sabedoria divina" (teosofia).

Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Sabedoria divina será provavelmente a capacidade de aprofundar os conhecimentos humanos e elaborar as versões do Divino e questões semelhantes.

Sabedoria e relações interpessoais[editar | editar código-fonte]

Desde o início das civilizações, o homem estuda maneiras de se relacionar melhor com o meio social. A sabedoria é de singular importância para a questão do "tratar as pessoas", e por isso o conceito geral é que,sabedoria é um certo conjunto de inteligência e paciência, espera a hora certa para fazer isso e aquilo, ou seja um sábio é aquele que tem paciência para com as coisas e inteligência para executá- las, decide corretamente, sempre respeitanto a moral, a ética e aos costumes. Nos últimos tempos, agir com sabedoria é sinônimo de:

  • Fazer o certo na hora certa;
  • Respeitar o pensamento alheio
  • Ser gentil para com as pessoas;
  • Ser humilde;
  • Tratar o outro como gostaria de ser tratado;
  • Enxergar o dia-dia, não o seu, e sim ao redor, de situações das mais diversas, e observá-las.

Todo esse conjunto de idéias, indentificadas para com quem é sábio, ou seja, para com quem detém a sabedoria, tem contribuído beneficamente para a evolução moral do ser humano. Grandes conquistas efetuaram-se na segunda metade do século XIX e século XX, como o fim da escravidão, a liberdade de religião, a promulgação dos direitos humanos, a igualdade racial e sexual, etc.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referência bibliográfica[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Sabedoria
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete sabedoria.
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Sabedoria