Natureza de Buda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal A Wikipédia possui o
Portal do Budismo

A Natureza de Buda (ch.: 佛性; hg. 불성, bulseong; jap. 仏性 busshō; viet. phật tính; tib.: bde gshegs snying po)[1] é uma doutrina importante para muitas escolas do budismo mahayana. A natureza búdica ou princípio búdico (Buddha-dhātu) é tida como a verdadeira, mas escondida, potência ou elemento imortal contido na mente que permite a iluminação e o tornar-se um buda. É uma característica presente em todos os seres sentientes e em todo o mundo físico e não-físico.

Existem interpretações conflitantes deste conceito no pensamento Mahayana. A idéia pode ser traçada até o pensamento abidármico, e em última instância à afirmações do Buda nos Nikayas. Outros termos para a natureza búdica são Tathāgatagarbha e Sugatagarbha.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. corresponde literalmente ao termo sânscrito Buddha-dhātu - "Elemento búdico", "Princípio búdico", mas parece ter sido usado mais frequentemente para traduzir o termo sânscrito Tathāgata-garbha, significando "matriz búdica", que seria mais diretamente traduzida em chinês como 如来蔵.