Chronicle (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chronicle
Crónica (PT)
Poder sem Limites (BR)
Pôster promocional
 Reino Unido
 Estados Unidos

2012 • cor • 84 min 
Direção Josh Trank
Produção John Davis
Adam Schroeder
Roteiro Max Landis
Josh Trank
Baseado em Max Landis
Josh Trank
Elenco Dane DeHaan
Alex Russell
Michael B. Jordan
Michael Kelly
Género Ficção Científica
Idioma Inglês
Música Lior Ron
Andrea von Foerster
Cinematografia Matthew Jensen
Edição Elliot Greenberg
Estúdio Davis Entertainment
Film Afrika Worldwide
Adam Schroeder Productions
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Reino Unido 1 de Fevereiro de 2012
Portugal 2 de Fevereiro de 2012
Estados Unidos 3 de Fevereiro de 2012
Brasil 2 de Março de 2012
Orçamento US$ 12 milhões[1]
Receita US$ 125,176,837[1]
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Chronicle (Conhecido como Crónica em Portugal e Poder sem Limites no Brasil) é um filme britânico-estadunidense de ficção científica lançado no ano de 2012 pela 20th Century Fox, com direção de John Trank e roteiro de Max Landis, baseado em uma história criada por Trank e pelo próprio Landis. O longa traz no elenco principal os atores Dane DeHaan, Alex Russell e Michael B. Jordan.

A história do filme fala de um jovem chamado Andrew (DeHaan), seu primo Matt (Russell) e seu colega de escola Steve (Jordan), que juntos adquirem uma habilidade paranormal conhecida como telecinese após entrarem em contato com um objeto desconhecido. O trio passa a utilizar suas novas habilidades para obter ganhos pessoais, até que Andrew decide usar seu poder para fins obscuros. O filme é visualmente apresentado a partir da perspectiva de vários dispositivos de gravação de vídeo, principalmente a partir de uma filmadora de mão usada por Andrew para documentar os acontecimentos em sua vida.

O filme foi lançado no dia 1 de Fevereiro de 2012 no Reino Unido, no dia 2 em Portugal, no dia 3 nos Estados Unidos e no dia 2 de Março no Brasil. Chronicle recebeu, em sua grande maioria, comentários positivos dos críticos.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Andrew Detmer (Dane DeHaan) é um jovem impopular na escola e que enfrenta vários problemas em sua vida familiar, como o câncer de sua mãe, Karen (Bo Petersen) e o alcoolismo de seu pai violento, Richard (Michael Kelly). Por isso, ele decide documentar os acontecimentos de sua vida usando uma filmadora de mão. Depois de ir a uma rave com seu primo Matt (Alex Russell) no intuito de se tornar mais popular e acabar sendo expulso do local, Andrew conhece Steve (Michael B. Jordan), que convida ele e Matt para fazerem filmagens de um estranho buraco que surgiu em uma floresta próxima ao local. Ao chegarem lá, o trio decide entrar no buraco, e acabam encontrando um grande objeto de cor azul, brilhante e cristalino. Ao tentar filmar aquilo, Andrew e seus amigos veem o objeto mudar de cor, ficando vermelho, e começam a sofrer uma hemorragia no nariz e a sentir fortes dores. De repente, a imagem da câmera é cortada.

Andrew, Matt e Steve reaparecem semanas depois, quando Andrew adquire uma nova câmera. Então, o trio começa a filmar e mostrar a estranha habilidade que adquiriram depois do que ocorreu no buraco. Todos eles adquiriram uma habilidade paranormal conhecida como telecinese, e agora possuem a capacidade de mover objetos e pessoas com a força do pensamento, tendo como consequência apenas pequenas hemorragias nasais, causadas pelo esforço excessivo (extremamente similar ao seriado Kyle XY).

Logo depois, eles decidem retornar a floresta para entrar no buraco novamente, mas descobrem que o local foi fechado pelo xerife como uma medida de segurança devido o local estar afundando. Com o tempo, eles começam a perceber que os poderes se desenvolvem através do esforço contínuo, o que Matt compara ao uso dos músculos do corpo. Enquanto descobrem suas novas habilidades, eles começam a se tornar mais próximos um do outro, e acabam se unindo para usar seus poderes para pregar peças nas pessoas. Com o passar do tempo, uma das brincadeiras ultrapassa os limites, causando um sério acidente, e por isso eles decidem não mais usar os poderes contra qualquer criatura viva. Mais tarde, melhor treinados, conseguem erguer os seus próprios corpos e portanto descobrem uma nova habilidade: a de voar.

Logo depois, Andrew é convencido por Stevw a participar do show de talentos da escola, e acaba impressionando a todos com seu "truque de mágica", que nada mais é do que ele utilizando seus poderes. Isso torna Andrew mais popular, e por isso, Matt e Steve decidem realizar uma festa na qual Andrew é o centro das atenções. Durante a festa, ele começa a beber com Mônica (Anna Wood), e acaba exagerando na bebida, e quando eles estão prestes a ter uma relação sexual, Andrew vomita em cima de Monica, o que faz com que ela desista de tudo e ele se sinta humilhado. Com o aumento do seu poder, e com os problemas da sua vida, acaba tornando Andrew esquisito. Irritado com o pai bêbado e violento, num ataque de fúria do pai, faz com que ele acabe atacando o próprio pai. Durante essa briga, ele começa a passar mal, assim como Steve e Matt.

Em seguida, Steve vai ao encontro de Andrew, que está voando em meio a uma tempestade. Lá, Steve é atingido por um raio e acaba morrendo. No funeral dele, Matt questiona Andrew sobre as estranhas circunstâncias da morte, mas ele nega saber de alguma coisa, e logo depois vai ao túmulo do amigo e chora, pedindo perdão. Depois disso, ele e Matt se distanciam cada vez mais.

Quando o estado de saúde de sua mãe piora, Andrew decide roubar para comprar os remédios caros. Ao tentar assaltar um posto de gasolina, ocasiona uma explosão acidental e acaba indo parar no hospital com sérias queimaduras e sob investigação policial. O pai de Andrew vai visitá-lo e conta irritado que a mãe dele morreu, e acaba acusando-o pela morte da sua esposa. Quando seu pai, Richard, está prestes a atacar Andrew, ele acorda e explode-se a parede do quarto do hospital. Matt, que estava em uma festa, sofre uma hemorragia e percebe que Andrew está em perigo. Ao ver uma reportagem sobre a explosão na TV decide ir ao hospital.

Ao chegar lá, ele encontra Andrew enfurecido e causando vários estragos com seus poderes, e por isso decide enfrentá-lo, mas Andrew se mostra irredutível mesmo com toda a força policial atras dele. Andrew começa a destruir os prédios da cidade, ameaçando a vida de várias pessoas. Sem poder chegar perto do primo, Matt move uma lança de uma estátua próxima a Andrew e acaba matando-o. Ao ser cercado pela polícia, prefere fugir rapidamente.

Em seguida, aparece Matt no Tibet, local para o qual eles tinham planejado viajar após a formatura, e lá, grava um vídeo direcionado a Andrew no qual diz que irá usar seus poderes para o bem e tentará descobrir o que aconteceu com eles naquele buraco. Matt direciona a filmadora para um mosteiro e fala "Você fez isso". Em seguida, ele vai embora voando enquanto a câmera continua a filmar a bela paisagem.


Elenco[editar | editar código-fonte]

  • [2] Dane Dehaan como Andrew Detmer
  • Michael B. Jordan como Steve Montgomery
  • Alex Russell como Matt Garetty
  • Michael Kelly como Richard Detmer
  • Ashley Hinshaw como Casey Letter
  • Anna Wood como Monica
  • Bo Petersen como Karen Detmer

Produção[editar | editar código-fonte]

O longa foi co-criado pelo criador de Fear Itself, Max Landis, e o criador de The Kill Point, Josh Trank, que também o dirigiu. O filme foi gravado em Cape Town com a "Film Afrika Worldwide", assim como em Vancouver, no Canadá.[3] Ele foi filmado durante dezoito semanas, entre Maio e Agosto de 2011.[4]

Referências