Coeficiente de absorção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O coeficiente de absorção α é propriedade do material. Define-se a extensão a qual o material absorve energia, por exemplo de ondas de som ou radiação eletromagnética. Wallace Sabine foi um pioneiro deste conceito em acústica e define a unidade do Sabine. Um Sabine é definido como uma fração de potência acústica absorvida por um metro quadrado de janela aberta. Em unidades SI, o coeficiente de absorção é medido em metros inversos, e é representado pela letra grega α.

Sound Absorption Coefficients for Some Common Materials - Este sítio ajuda a entender o conceito assim como provê fórmulas e alguns coeficientes.

Tabela de Coeficientes de Absorção Sonora de Materiais de Construção - Sítio em português com listagem de coeficientes de absorção de materiais de construção correntes.

Em química, ciências biológicas e física, o coeficiente de absorção é uma medida de quão fortemente um molécula específica irá absorver luz. É intimamente relacionada à seção transversal de absorção.

Coeficiente de absorção é suficiente para descrever a propagação de energia através de um sistema homogêneo somente. Prapagação através de um sistema heterogêneo é afetado por dispersão,[1] . Á um termo atenuação mais geral que leva em conta tanto a absorção quanto a dispersão. É largamente usado em acústica como coeficiente de atenuação por caracterizar distribuição de tamanho de partícula. [2] ,[3] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Bohren,C. F. and Huffman, D.R. "Absorption and Scattering of Light by Small Particles", Wiley, (1983), isbn= 0-471-29340-7
  2. Dukhin, A.S. and Goetz, P.J. "Ultrasound for characterizing colloids", Elsevier, 2002
  3. ISO 20998-1:2006 "Measurement and characterization of particles by acoustic methods"