Convecção atmosférica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A área de convecção atmosférica que viria a ser o furacão Dean dias depois

Convecção atmosférica é o resultado da instabilidade meteorológica numa determinada massa de ar, instabilidade provém principalmente da diferença de temperatura em diferentes camada da atmosfera. A convecção atmosférica é a responsável por boa parte das condições meteorológicas adversas do mundo.[1]

Há alguns arquétipos gerais de instabilidade atmosférica que correspondem à convecção ou falta dela. gradientes adiabáticos positivos e/ou acentuados (temperatura ambiente resfria-se rapidamente com a altitude) sugere que a formação de convecção atmosférica é mais provável, embora o gradiente adiabático negativo e/ou fraco sugere que a formação de convecção atmosférica poderá ficar provável. Isto se deve ao fato de que qualquer massa de ar deslocada pode se tornar mais ou menos elevada em altitude, levando-se em consideração a mudança de temperatura adiabática (conforme a altitude) em ambientes já com relativamente pouco gradiente adiabático.

A convecção atmosférica começa no nível de convecção livre (NCL). Assim que a convecção começa, ascende para a camada convectiva livre (CCL) e, então, para no nível de equilíbrio. Se a massa de ar que ascende tiver momentum suficiente, irá ascender até o nível máximo de ascendência, até que a flutuação negativa da massa de ar faz a mesma parar de subir. Quanto mais tempo a área de convecção fica em atividade, teoricamente o processo se acelera. É o processo de convecção atmosférica que leva a formação da maioria das tempestades, principalmente nas regiões de latitudes baixas e médias da terra.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Furacão Catrina Portal da
meteorologia

Referências

  1. Doswell III, Charles A. (Maio de 2000). Severe Convective Storms, an Overview (em inglês) American Meteorological Society. Visitado em 16/12/2008.
  2. Davies, Jonathan M.. [http://ams.confex.com/ams/pdfpapers/115481.pdf Total CAPE, Low-level CAPE, and LFC in Significant Tornado Events with Relatively High LCL Heights] (em inglês). Visitado em 16/12/2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre Meteorologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.