Cor Caroli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde julho de 2009). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

A Cor Caroli (Alpha Canum Venaticorum) é uma estrela de terceira magnitude (2,81) e fácil de ser achada devido a sua luminosidade. Cor Caroli significa Coração de Carlos, em honra ao rei Carlos Segundo e é a estrela mais luminosa da constelação dos Cães de Caça (Canes Venatici).

Tomando uma linha perpendicular ao cabo da Constelação da Caçarola e em direção sul, encontra-se um par de estrelas paralelas ao cabo. A mais brilhante é Cor Caroli, a estrela Alfa. O telescópio mostra um sistema binário – duas estrelas separadas por 19 segundos de arco. A ocidental é a Alfa-1 e a oriental é Alfa-2.

O sistema binário é dominado por Alfa-1, uma anã branca classe A (A0) que, à temperatura de 10.300K e magnitude 2,90, é muito mais brilhante que sua companheira Alfa-2, uma anã branca classe F de sexta magnitude (5.60).

Ícone de esboço Este artigo sobre Estrelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.