Designação de Flamsteed

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde maio de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A designação de Flamsteed é um sistema utilizado em astronomia para designar estrelas de uma constelação. Foi introduzido pelo astrónomo John Flamsteed numa versão preliminar de Historia Coelestis Britannica, publicada por Edmond Halley e Isaac Newton em 1712, sem a permissão de Flamsteed.

Esta designação é semelhante à designação de Bayer, mas utiliza números em lugar de letras do alfabeto grego. A cada estrela é atribuído um número e o genitivo em latim da constelação onde se encontra.

Exemplos são 61 Cygni e 70 Ophiuchi. Estes números são atribuídos de acordo com a ascensão reta das estrelas, que estão listadas no catálogo Historia Coelestis Britannica, compilado em Greenwich por Flamsteed, o primeiro astrônomo real britânico. Entretanto, as estrelas não foram numeradas pelo próprio Flamsteed; os números foram acrescentados após sua morte por Joseph Lalande, em uma edição francesa do catálogo, publicada em 1783.

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.