Corrente de e-mail

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Abril de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Corrente de e-mail é o evento que ocorre quando um e-mail que é enviado para diversos conhecidos ao mesmo tempo e que são, eventualmente, repassadas adiante podendo se espalhar em ritmo exponencial a milhares ou até milhões de pessoas.

Muitas vezes essas correntes são confundidas com spam, pela característica de "e-mail em massa", porém geralmente são e-mails engraçados que desejamos ou não nos importamos em receber. Embora sejam poucas as pessoas que repassam estas mensagens, as correntes costumam a se espalharem em progressão geométrica.

As correntes, de forma geral, podem ser também aplicadas em comunicadores instantâneos como o ICQ ou MSN Messenger.

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Tipicamente, correntes costumam veicular os seguintes conteúdos:

A informação às vezes é modificada no caminho, como na brincadeira do telefone sem fio e, se o conteúdo é informativo, na maioria das vezes é falso. Portanto é melhor encarar algumas correntes como forma de entretenimento e ter muito cuidado e desconfiança com outras, principalmente nas que envolvem política ou dinheiro.

O conteúdo deste tipo de mensagens utiliza geralmente a manipulação emocional e intimidação, apelando às nossas superstições, medos ou fobias, principalmente pela ameaça de acontecimentos desagradáveis, caso a corrente seja quebrada. Apesar de o podermos encarar como forma de entretenimento, é no entanto um método para coleccionar endereços de correio electrónico para utilização em spam.

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.