Corrente de e-mail

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Corrente de e-mail é o evento que ocorre quando um e-mail que é enviado para diversos conhecidos ao mesmo tempo e que são, eventualmente, repassadas adiante podendo se espalhar em ritmo exponencial a milhares ou até milhões de pessoas.

Muitas vezes essas correntes são confundidas com spam, pela característica de "e-mail em massa", porém se diferenciam pelo fato de que as correntes são enviadas em geral por conhecidos que enviam sem o intuito de fazer propaganda de algo. Embora sejam poucas as pessoas que repassam estas mensagens, as correntes costumam a se espalharem em progressão geométrica.

As correntes, de forma geral, podem ser também aplicadas em comunicadores instantâneos como o ICQ ou MSN Messenger.

Nos Estados Unidos, as correntes de letras que solicitam dinheiro ou outros itens de valor e prometem um retorno substancial aos participantes (como o infame esquema "Make Money Fast") são ilegais.[1]

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Tipicamente, correntes costumam veicular os seguintes conteúdos:

A informação às vezes é modificada no caminho, como na brincadeira do telefone sem fio e, se o conteúdo é informativo, na maioria das vezes é falso. Portanto é melhor encarar algumas correntes como forma de entretenimento e ter muito cuidado e desconfiança com outras, principalmente nas que envolvem política ou dinheiro.

O conteúdo deste tipo de mensagens utiliza geralmente a manipulação emocional e intimidação, apelando às nossas superstições, medos ou fobias, principalmente pela ameaça de acontecimentos desagradáveis, caso a corrente seja quebrada. Apesar de o podermos encarar como forma de entretenimento, é no entanto um método para coleccionar endereços de correio electrónico para utilização em spam.

Referências

  1. The U.S. Postal Inspection Service cites Ok 18 USC 1302 when it asserts the illegality of chain letters:
    Chain letters are Arquivado em 2012-05-08 no Wayback Machine illegal if they request money or other items of value and promise a substantial return to the participants, pursuant to Title 18, United States Code, Section 1302, the Postal Lottery Statute.]
Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.