Criss Cross

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Criss Cross
Dupla traição (PT)
Baixeza (BR)
 Estados Unidos
1949 • pb • 88 min 
Direção Robert Siodmak
Roteiro Daniel Fuchs
Don Tracy (livro)
Elenco Burt Lancaster
Yvonne De Carlo
Dan Duryea
Género policial
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Criss Cross (br.: Baixeza / pt.: Dupla traição) é um filme estadunidense de 1949 do gênero Policial em estilo de filme noir, dirigido por Robert Siodmak. O filme conta com locações em Bunker Hill, Los Angeles, Califórnia. Com roteiro de Daniel Fuchs, da novela de Don Tracy. Fotografia de Franz Planer e música de Miklós Rózsa.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Sam Thompson vive um romance conturbado com Anna. Eles haviam se divorciado, mas Sam ainda continua apaixonado pela mulher. Ele retorna à Los Angeles e volta a ver Anna. Entretanto, quando ele acha que irão retomar o casamento, Anna decide se casar com o gângster "Slim" Dundee. Mas ela não está feliz e meses depois, quando Anna e Sam se reencontram, ela lhe conta que Slim a espancava. Sam então arma um plano de roubo a um carro-forte blindado, tentando conseguir muito dinheiro e fugir com Anna.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • O filme é a estréia no cinema do ator Tony Curtis (na época conhecido por James Curtis). Ele faz uma figuração como o parceiro de dança da personagem de Yvonne De Carlo, numa cena no Round-Up Bar. A canção que eles dançaram se chama "Jungle Fantasy", performance de Esy Morales que também aparece nesta mesma cena.
  • O filme inspirou Underneath (1995), dirigido por Stephen Soderberg.

Citação[editar | editar código-fonte]

Detetive Pete Ramirez: I should have been a better friend. I shoulda stopped you. I shoulda grabbed you by the neck, I shoulda kicked your teeth in. I'm sorry Steve..

(Tradução aproximada: "Eu devia ter sido um amigo melhor. Eu devia ter parado você. Eu devia ter torcido seu pescoço. Eu devia ter quebrado seus dentes. Eu peço que me desculpe, Steve.")

Ligações externas[editar | editar código-fonte]