Cristo Rei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cristo Rei, um detalhe da obra de Jan van Eyck.

Cristo Rei é um título de Jesus baseado em várias passagens bíblicas e, em geral, usada por todos os cristãos. A Igreja Católica, a Igreja Anglicana, bem como várias outras denominações cristãs protestantes, incluindo os presbiterianos, luteranos e metodistas, celebram, em honra de Cristo sob este título, a Festa de Cristo Rei no último domingo do ano litúrgico, antes que o novo ano comece com o primeiro domingo do Advento, podendo cair entre 20 e 26 de Novembro.A inauguração do Cristo rei foi no dia 17 de maio de 1959.

Origens do termo[editar | editar código-fonte]

O título de Rei/Imperador, segundo a pintora sacra Lia Irma Eifler de Vasconcellos, catedrática em Artes, na Universidade de Brasília, denominação é utilizado para Jesus, "O-Cristo", e/ou "MESSIAS", aguardado desde Noé, no antigo Egito, como o "Fênix/Espírito Santo", nos monumentos/templos do Egito no vale do Nilo, e defendido por Moisés, que estudou para se tornar um Faraó. Sendo portanto o chamado Deus-maior o Deus com "D" em letra maiúscula(O JEOVÁ, ALA, ZEUS Tupã, ODIN e/ou CRIADOR-DO-UNIVERSO, ENCARNADO na figura de Jesus) em diferentes formas e livros, na e na Bíblia: Rei dos séculos, do Tempo, Rei de Israel, Rei dos Judeus, Rei dos Reis e Imperadores, Rei dos Santos e Demônios (à quem - submete), Soberano dos Reis, "AQUELE QUE É/ESTÁ, O QUE VIRÁ A SER/ESTAR". Pilatos, o reconheceu como "Marte/Zeus(que adorava, reforçado por sua mulher)", quando respondeu sobre "A-VERDADE", e escreveu e mandou colocar sobre a Cruz a inscrição INRI(JEOVÁ/JESUS, O REI/IMPERADOR DOS JUDEUS/ROMANOS/todos os povos) cheio de pavor, da frase latina IESVS NAZARENVS REX IVDAEORVM, que se traduz como "Jesus nascido de Nazaré pela estrela da anunciação, dos monumentos do Egito, Rei dos Judeus e todos os povos". As principais idéias sobre o reinado de Cristo estão expressas na encíclia Quas Primas do Papa Pio XI, publicada em 1925 e em diversos documentos do Vaticano.

Usos da denominação[editar | editar código-fonte]

O título "Cristo Rei" é frequentemente usado para denominar igrejas, escolas, seminários, hospitais, companhias de navegação e institutos religiosos. Cristo Rei é Jesus Cristo de Nazaré para os protestantes. O termo também foi utilizado por movimentos políticos, como Realistas franceses durante a Rebelião de Vendeia, Cristeros mexicanos que combateram o governo anticlerical do Presidente Plutarco Calles e os guerrilheiros de Cristo Rei - organização paramilitar espanhola - que combateu o governo Franco.

BIBLIOGRAFIA[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.