De Beers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
De Beers
Slogan "Um diamante é para sempre"
Tipo Privada
Fundação 1888
Fundador(es) Cecil Rhodes
Sede Luxemburgo
Página oficial www.debeersgroup.com

De Beers é um conglomerado de empresas envolvido na mineração e comércio de diamantes. De Beers está ativa em todas as categorias da indústria de mineração de diamantes: a céu aberto, no subsolo em larga escala de aluvião, em em mar profundo ou em costeira. Suas minerações tem lugar em Botswana, Namíbia, África do Sul e Canadá.

A empresa foi fundada por Cecil Rhodes, que foi financiado por Alfred Beit e a Rothschild.[1] Em 1927, Ernest Oppenheimer, um imigrante alemão na Grã-Bretanha, que já havia fundado a gigante da mineração Anglo American plc com o financista americano J. P. Morgan,[2] assumiu a companhia. Ele construiu e consolidou o monopólio global da empresa sobre a indústria de diamantes até a sua aposentadoria. Durante este tempo, ele estava envolvido em uma série de controvérsias, incluindo a fixação de preços, defesa de concorrência e uma alegação de não liberar diamantes industriais para o esforço de guerra dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.[3] [4]

Referências

  1. Epstein, Edward Jay. The rise and fall of diamonds: the shattering of a brilliant illusion. [S.l.]: Simon and Schuster, 1982.
  2. Chris Noon (21 de agosto de 2006). New Mining Target: Anglo American (em inglês) Forbes. Visitado em 18 de setembro de 2013.
  3. Janine P. Roberts. Glitter & Greed (em inglês). [S.l.]: The Disinformation Company, 2003. ISBN 0-9713942-9-6
  4. Theodor Emanuel Gregory. Ernest Oppenheimer and the Economic Development of Southern Africa (em inglês). [S.l.]: Arno Press, 1977.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre De Beers
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.