Dermatophagoides

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaDermatophagoides
Dermatophagoides pteronyssinus

Dermatophagoides pteronyssinus
Estado de conservação
seguro ou pouco preucupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Subclasse: Acarina
Ordem: Acariformes
Família: Pyroglyphidae
Género: Dermatophagoides
Espécie: D. pteronyssinus
Nome binomial
Dermatophagoides pteronyssinus
Trouessart, 1897

Dermatophagoides é um género de ácaros da família Pyroglyphidae presente na poeira intradomiciliar em todo o mundo. Existem duas espécies mais prevalentes no Brasil - Dermatophagoides pteronyssinus e D. farinae. O ácaro Dermatophagoides é considerado o principal agente causador de alergia respiratória no Brasil junto com outro ácaro conhecido como Blomia tropicalis.

Pode causar sensibilização e crises de asma e rinite alérgica em indivíduos susceptíveis, através da inalação de partículas provenientes do corpo e principalmente de suas fezes (bolotas fecais), onde encontram-se enzimas digestivas como proteases que são altamente sensibilizantes.

Alimenta-se de fungos e material biológico em decomposição como pele humana descamada. São nômades e encontrados no ambiente doméstico em grupos, infestando todos os locais da residência, sobretudo onde encontrar alimentos em abundância como travesseiros, colchões, almofadas, sofás de pano, tapetes, bichos de pelúcia, etc.

Ícone de esboço Este artigo sobre aracnídeos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.