Desfile

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antistub.png
Este artigo está em manutenção emergencial a fim de evitar uma futura eliminação. Ajude a corrigir imprecisões no texto e colocar fontes que atestem sua relevância. Se você se dispõe a melhorar este artigo e quer um tempo para fazê-lo comente aqui para evitar uma futura eliminação.
Desfile das forças armadas do Brasil - 7 de setembro

Desfile, marcha, cortejo[1] , procissão ou parada é um evento comemorativo onde pessoas ou objetos móveis atravessam determinado caminho, sucedendo-se uns aos outros[1] de forma coordenada. Geralmente tal evento acontece em ruas abertas, podendo também ocorrer em espaços fechados, tais como estádios, sambódromos ou no Bumbódromo.

Desfile da guarda no Palácio de Buckingham,Londres, 2005.

Entre os objetos utilizados nestes desfiles, frequentemente encontram-se balões, carros alegóricos e bandas marciais.

Terminologia[editar | editar código-fonte]

Embora sejam conceitualmente a mesma coisa, conforme a natureza da celebração, um ou outro termo pode ser preferencialmente utilizado. Enquanto o termo "desfile" é mais neutro, "marcha" geralmente possui algum caráter político, tal como a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, enquanto o termo "procissão" é geralmente reservado para manifestações religiosas[2] , especialmente àquelas do Catolicismo. Ainda, parada é geralmente um termo utilizado para descrever cortejos de militares.[3]

Sambódromo da Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro, onde são realizados os desfiles de escolas de samba.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.