Devil (filme de 2010)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Devil (pt/br: Demônio) é um filme de 2010 dirigido por John Erick Dowdle, o mesmo diretor de Quarantine.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Na Filadelfia, cinco pessoas que nunca se viram ficam presas num elevador de um arranha céu comercial. Enquanto rumavam para seus respectivos andares, algo acontece e ele para no meio do caminho. E o que para muitos já seria motivo de tensão, piora ainda mais porque estranhos e violentos acontecimentos começam a surgir dentro do minusculo espaço. Alguém ali dentro não é quem aparenta ser. Do lado de fora, ninguém consegue arranjar um jeito de ajudá-los.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Devil tem recepção mista por parte da crítica especializada. Com tomatometer de 52% em base de 93 críticas, o Rotten Tomatoes publicou um consenso: “É melhor do que muitos dos outros filmes de que M. Night Shyamalan tem sido associado, mas Devil nunca fica mais do que algumas emoções de baixo orçamento de sua premissa diabolicamente promissor”. Tem 44% de aprovação por parte da audiência, usada para calcular a recepção do público a partir de votos dos usuários do site.[1]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Demônio é o primeiro conto de M. Night Shyamalan que ele adapta para o cinema na série de filmes baseado em suas histórias que ele batizou de The Night Chronicles e que serão realizados por jovens talentos do cinema.
  • Durante o processo de seleção, a empresa do cineasta recebeu uma enxurrada de pedidos para pilotar Devil. Ele conta que recebeu The Poughkeepsie Tapes, dos irmãos Dowdle, gostou do que viu e pediiu para a Screen Gems uma cópia de Quarentena. Como ficou abismado com o resultado, a escolha foi natural.
  • O diretor John Erick Dowdle é o mesmo de Quarentena. adaptação hollywoodiana de [REC].
  • A produção optou por fazer um elevador mais profundo ao contrário de mais largo, comum em edifícios comerciais, para aumentar a sensação de "enterrado vivo" dentro dele, principalmente, quando se está longe da porta que, teoricamente, está ligada "a salvação" de quem está preso.
  • Por coincidência, é o segundo filme seguido que a atriz Bojana Novakovic tem o diabo como personagem da história. Ela é a filha da velha que roga uma praga para o personagem principal de Arraste-me para o Inferno que estreou no ano passado.
  • Demônio foi rodado em Toronto. Para os cinéfilos mais atentos que estranharam uma produção de Shyamalan fora da Filadélfia, o cineasta diz que tem carinho especial pela cidade porque ele apresentou no Festival Internacional de Toronto seu primeiro longa rodado na Índia aos 21 anos.

Referências

  1. Devil (em inglês). Rotten Tomatoes. Página visitada em 8 de abril de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]