Diagrama de Van Krevelen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

O diagrama de Van Krevelen é um método gráfico-estatístico no qual se lança em gráfico o índice de hidrogênio(HC) como função do índice de oxigênio(CO). Diferentes tipos de matéria orgânica são mais propensos a produzir óleo durante a maturação termocatalítica do que outros tipos: algas, tipo 1, rico em hidrogênio, pobre em oxigênio, são propensos a fazerem bons óleos. Árvores e outros tipos de vegetação lenhosa são compostas de matéria orgânica tipo III, rico em oxigênio, pobre em hidrogênio e são fontes de carvão mineral e gás. Este diagrama é frequentemente usado para a diferenciação de diferentes tipos de querogênio.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • van Krevelen, D. W. (1950). "Graphical-statistical method for the study of structure and reaction processes of coal", Fuel, 29, 269-84.
  • The chemistry and technology of petroleum (Química e tecnologia do petróleo)
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.