Discussão:Canjica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 22 de março de 2018 de Luan no tópico Fusão Mungunzá; Canjica

Canjica é uma coisa Mungunzá e outra completamente diferente.

diferenças regionais[editar código-fonte]

Mugunzá (nordeste): milho branco (ligeiramente quebrado), cozido ao leite bovino e/ou leite de coco. Pode ser doce ou salgado. Sendo doce geralmente é servido polvilhado com canela. Quando salgado pode ser servido polvilhado com queijo ralado. (Há locais em que se acrescenta amendoim). Tem consistência granulada ao creme, pois o milho permacene (quase) inteiro, imerso numa calda cremosa.
Canjica (nordeste): milho verde moído e peneirado, cozido ao leite, servido quente polvilhado com canlea. Pode levar queijo ou coco. Tem a consistência cremosa que pode variar de "papa" a "mingau".
Canjica (sudeste): Idem ao mugunzá nordestino.
Curau (sudeste): Idem à canjica nordestina.
  • Como fazer a desambiguação e os redir eu não sei, mas são dois pratos distintos que têm um nome em comum em diferentes regiões. Martiniano Hilário 00h44min de 22 de Junho de 2007 (UTC)
links para imagens
links para receitas

mugunza

Etimologia?[editar código-fonte]

Canjica não vem do tupi, nem de línguas africanas. É provavelmente oriunda de canja, que por sua vez vem talvez do malaiala. O que faz bem mais sentido, sem dúvida. Ver Dicionário Porto (De canja+-ica) e Dicionário Caldas Aulete Ocorre que antigamente muitas palavras de origem obscura se atribuia a como sendo originárias de línguas indígenas ou africanas. Mas isso está sendo revisto.--201.19.102.143 (discussão) 13h36min de 25 de janeiro de 2010 (UTC)Responder

Fusão Mungunzá; Canjica