Discussão:Capoeira/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Considerações e sugestões de Reinaldo Gusmão - Grupo Beribazu - Brasília

  • Origem da palavra capoeira: é importante ressaltar sua origem nas línguas indígenas, aonde tem o significado de mato ralo, justamente nos locais próximos à vegetação rasteira na qual os negros fugidos ou quilombolas faziam emboscadas para libertar outros negros. Precisamos lembrar também que não tem como origem somente o recôncavo baiano, mas surge em diversas localidades, tendo inclusive outros nomes, tais como pernada carioca no Rio de Janeiro.
  • Sua proibição, como podemos ver nas obras de Nestor Capoeira, e sua forma são diferentes. Se observarmos as gravuras de Rugendas e Debret em algumas rodas existe apenas o atabaque, as vezes acompanhado do violão. O berimbau era usado por alguns cantadores com instrumento para execução de ladainhas e cantos de lamento, falando de alguma história que o sensibilizou. Dai que nas rodas de capoeira quando um mestre abre a cantoria e conta uma história tenha essa denominação de ladainha. Lembra a ladainha entoada pelos religiosos.
  • A palavra berimbau vem da madeira usada para fabricar o instrumento, nativa da mata-atlântica brasiliera, denominada popularmente biriba.
  • Tal como a Santeria cubana, o Candomblé e os cultos de Vodum haitianos (vodum significa culto aos ancestrais), a capoeira já nasceu multicultural e racial. Era prática comum desagregarem-se as famílias e/ou grupos vindos de uma mesma região ou pertencentes ao mesmo grupo étnico da África, assim sendo uma Senzala ou quilombo possui indivíduos de diversas etinias. Ao assistirmos o documentário Atlântico Negro, de Renato Barbieri, podemos ver claramente que no Brasil todas as manifestações sociais e culturais africanas são o resultado de uma mistura de costumes de diversas etinias. A capoeira arte/luta/dança/manifestação cultural em seu bojo apresenta elementos de várias etinias (ngolo, gêge, fon, ioruba, nagô, bantus, etc.).
  • Puxada de rede:
    • Manifestação realizada pelas comunidades caiçaras, muitas delas originas em antigos quilombos, na qual ao realizar a atividade de pesca o trabalho era acompanhado com ladainhas e cânticos contendo a expressão do trabalho com fonte do sustento do grupo.
    • Não foi dado ao grande contingente afro-descendente Brasileiro a oportunidade de ser inserido na economia formal e na sociedade por meio da educação, boa parte desse contingente, que não recebeu de seus antigos senhores terras para viver e produzir, aonde normalmente se formaram comunidades quilombolas, foi viver ou no litoral, da pesca, ou na periferia das grandes cidades como Rio de Janeiro e Salvador.
    • A relação da puxada de rede com a capoeira está nesse fato de que as comunidades além da cantoria da puxada de rede na pesca costumavam praticar a arte/luta/dança da capoeira. Para melhor entender a capoeira e sua filosofia diversos grupos de capoeira, posteriores aos mestres Pastinha e Bimba procuraram resgatar essa tradições.
  • Existe apenas três tipos de capoeira na minha percepção pessoal. As duas primeiras tenho certeza, a última cabe discusão em conjunto:
    • Angola: que tem esse nome devido ao grande contingente de origem Angolana vindo da África, que manteve sua origens (Ngolos, Bantus, etc.), dai o seu nome, representada por Vicente Ferreira Pastinha.
    • Regional: que tem como suas bases os ensimentos e sistematizações feitos por Bimba, suas seqüências de treinamento, seus preceitos e definições quanto a objetividade dos golpes.
    • Contemporânea (dúvidas...): o que temos no momento e que apresenta alguns elementos acrobáticos (não sei se seria o ideal....precisamos avaliar em conjunto).
    • Qualquer coisa além disso ou fora disso vai de encontro a históra, principalmente aquela que já observei nas obras do Nestor Capoeira e do professor Rafael Sanzo da UNB. Também me baseio no que já ouvi de diversos mestres como Suassuna, Gildo Alfinete, João Grande, João Pequeno, Decânio, entre outros.
  • Segundo alguns relatos orais soube que o pai de BIMBA praticava o BATUQUE, luta na qual dois praticantes ficavam, ao som do tambor lutando dando chutes nas pernas um do outro, até que um desistisse. Essa informação pode ser confiramda por qlguém da lista de discussão?
  • A palavra mandinga:
    • Tem origem na situação de que alguns negros, de origem muçulmana, chamados de mendinga por algumas etinias, carregavam no peito um pedaço de couro, com trechos do Alcorão, e costurado nas bordas. As demais etinias não muçulmanas denominavam o pcordão de patuá.
    • Por terem divergências religiosas com as demais etinias, sendo alguns capazes de ler e se comunicar em diversas línguas das demais etinias, eram escolhidos para serem capitães do mato.
    • Ao encontrarem um negro, do qual suspeitavam não ser ele liberto/mendinga ou que aparentava estar se passando por negro muçulmano liberto usando apenas o pedaço de coro no pescoço, sem as escrituras de Maomé, recitavam trechos do Alcorão.
    • Caso o seu interlocutor, portando o patuá não respondesse ele seria preso e levado para a senzala novamente. Dai a associação de mandinga com ardil, esperteza, sagacidade, malícia.
    • Dai tambéma frase quem não pode com mandinga que carrege seu patuá.


Democratização, responsabilidade e coerência

A Capoeira é uma arte multifacetada, infinitamente complexa e cheia de nuances... pode até parecer que minhas palavras iram trazer uma conotação mesquinha e egoísta mais de qualquer forma preciso me expressar:

A wikipedia deveria ter uma maior democratização (com responsabilidade, conforme disse o amigo em uma das mensagens abaixo...) e deveria também ter uma equipe de pessoas que tivessem alguma experiencia e vivência sobre um tema tão complexo e que naturalmente desperta ambiguidades...

Esta democratização é algo fundamental para a nossa classe (capoeiristas) e para os amantes da arte principalmente pelo peso e pelo impacto que a wikipedia tem nos motores de busca (na maioria dos casos ao pesquisarmos o termo capoeira teremos a wikipedia nas principais posições) portanto é preciso refletir sobre a postura imposta, não pela wikipedia, mais pelas pessoas que estão a frente da edição e responsabilidade deste tema para a importância do trabalho coerente, serio e responsável que podemos em conjunto agregar a esta importante ferramenta.

Há algum tempo atrás fui um dos grandes colaboradores deste espaço mais precisamente dentro deste tema. Diversos tópicos/temas foram adicionados por mim... é claro que fiz de coração e com a maior responsabilidade possível, visto que já desenvolvo um trabalho nesta área a mais de 3 anos com um dos mais respeitados e visitados sites especializados em capoeira.

Não sei por que de um tempo para cá comecei a perceber uma postura ditatorial e uma preocupação desmedida para o formato e para pequenas coisas que nada preocupam a capoeira... muitas pautas foram retiradas, muitas ligações externas foram retiradas (por um lado foi bom pois fez uma limpeza, mais por outro foi um ato de castração... um ato autoritário...

Proponho uma reavaliação do conteúdo, uma maior liberdade para que outros membros possam trabalhar para somar e viabilizar, buscando aprimorar e contextualizar cada uma das vertentes da nossa arte luta sem beneficiar nem gregos e nem troianos...

É incabível que o único link na seção ligações externas seja o da FICA Federação Internacional de Capoeira, como que esta federação tivesse a total representatividade sobre a capoeiragem... está errado!!!

A Capoeira tem diversas federações e associações... assim como não tem nenhuma organização... ou simplesmente tem pretensões libertárias... (peço que não me entendam mal... não estou e não sou contra nenhuma federação ou associação... e não tenho nenhuma intenção politica... só acho um ato pouco democrático e muito partidário um site como a wikipedia apenas sugerir um link para esta ou aquela federação...

Para este trabalho ter a coerência merecida e a seriedade necessária é preciso parar com este autoritarismo e formar uma equipe/comissão de membros realmente envolvidos no meio capoeirístico de forma a organizar e reconstruir este tema.

Luciano Milani

Parece que nossa união fez a força... o artigo foi liberado novamente para edição... só espero que o responsavel/equipe responsável pelo artigo não tome novamente a postura ditatorial que vai totalmente em desencontro o que representa a capoeira!

Origem dados

Não sou brasileiro o português (sou francês), mas acho que é uma vergonha copiar o articulo inglese sobre um assunto tipicamente brasileiro... Com certeza tem pessoas que sabem mais da capoeira que os estrangeiros !

Carissimo ANONIMO francês, esqueces que existem capoeiristas brasileiros espalhados por todos os paises dando aula de capoeira?

Ou achas que quem escreveu a página em ingles não conhece sobre o assunto? Achas que por ter sido escrita em inglês, a pagina foi escrita por um ingles? A página foi escrita em inglês por muitas pessoas que devem conhecer bem do assunto não achas? Usuário:Jurema Oliveira 05:24 17 Jun 2004

  • Tb tou a traduzir o artigo de língua portuguesa do inglês. Mas quase nenhum inglês o escreveu, fui eu, brasileiros e outros portugueses.-Pedro 10:25, 11 Jul 2004 (UTC)

Alternativa para fulcrais

Poderiam sugerir por favor uma alternativa para a palavra ""fulcrais"". Não sei qual é seu significado.

No meu dicionário Houaiss, fulcro significa apoio ou ponto de apoio. Como não sou conhecedor da capoeira, não sei se é um termo que costuma ser utilizado na área. Em direito, no Brasil, é uma palavra muito comum (Solicito, com fulcro no Art. 5° da Constituição Federal...). --Patrick 10:48, 10 Jul 2004 (UTC)

Fazendo o pino

[A capoeira é] "caracterizada por movimentos ágeis e complicados, feitos com frequência no chão ou fazendo o pino, tendo por vezes com uma forte componente acrobática..."

Confesso minha ignorância quase absoluta no quesito capoeira; assim sendo, não sei o que vem a ser "fazer o pino". Talvez isso esteja explicado mais abaixo no artigo, que não li inteiro (sou, além de ignorante, preguiçoso). Como eu suponho que essa expressão faça tanto sentido para outros leigos quanto para mim, talvez ela devesse ser melhor explicada. Inclusive porque o artigo está destacado na página principal e essa expressão esotérica aparece lá. Desde já, obrigadão. Amorim Parga 23:37, 15 Ago 2004 (UTC)

Hmm, não sabes o que é "fazer o pino"?, é virar-se ao contrário, de cabeça para baixo. -Pedro 23:40, 15 Ago 2004 (UTC)

Ah, sim. Obrigado pela resposta em si e obrigado de novo pela rapidez :) Amorim Parga 23:42, 15 Ago 2004 (UTC)

Como se diz aqui no norte, "num tem di quiê". ;) -Pedro 23:46, 15 Ago 2004 (UTC)

Se "fazer o pino" é uma expressão exclusivamente portuguesa, e "de cabeça para baixo" é tanto portuguesa quanto brasileira, então faz sentido trocar, não? --Tom-b 02:45, 11 Abr 2005 (UTC)

Fazer o pino não deve ser mudado na linguagem da comunidade não capoeirista, mas não falar BANANEIRA(FAZER BANANEIRA,PLANTAR BANANEIRA)É MATAR UM DOS POUCOS MOVIMENTOS com unânimidade no seu nome.
axé mestre alexandre Batata

danças folcloricas ligadas a capoeira

   A capoeira tem diversas danças, mais a mais conhecida de todas è maculele,

dança tambèm tipica dos africanos como também està ligado o jongo,samba de roda e diversas outras coisas

arte marcial?

Troquei para expressão cultural, pois logo em seguida é mencionado que é luta dança e tal, expressão cultural é muito mais amplo e engloba todas essas ambiguidades, não sei se arte-marcial ou não, luta? a roda não é, mas históricamente sim portanto achei mais adequado expressão cultural.

troquei arte marcial por luta. Marcial e:

1 relativo a guerra; bélico, márcio
2 relativo a militares ou a guerreiros

A capoeira e multifacetada: e brincadeira, e jogo, e danca. Entao fica complicado coloca-la como arte marcial.

Caro Diotti, discordo do seu ponto de vista. Historicamnte, capoeristas tem sido utilizados em guerra e conflitos como na Guerra do Paraguai, e na Revolta dos Mercenário em 1828. Em 1888 foi instituida pelo exército brasileiro a Guarda Negra composta praticamente por capoeristas. Em 1897 o general Couto de Magalhães disse que a capoeira não deveria ser perseguida mais sim dominada e ensinada em escolas militares. Em 1939 mestre Bimba começa a ensinar a capoeira no quartel do CPOR de salvador. Com a discriminalização da capoeira na segunda metade do século XX a luta começou a ser praticada em quarteis militares de todo o pais. Não se pode esquecer que como arte de guerra a capoeira foi utilizada contra a opressão da escravidão nos quilombos e posteriormente nas maltas. O fato de ser muitifacetada não é impeditivo de ser uma arte marcial, algumas arte marciais orientais por exemplo trazem um forte componente religioso e filosófico. Um espetáculo de kung-fu foi apresentado recentemente no Brasil por um grupo chinês, não foi uma apresentação de luta, foi de dança. A dança e a luta sempre estiveram muito juntas. gbitten 08:35, 10 Dez 2004 (UTC)
Caro Gbiten,

Cocolar nomes nas coisas pode acabar por reduzir o significado delas. Chamar a capoeira de esporte seria outra forma de reduzir o que a capoeria e. Em momentos historicos a capoeira esteve em conflitos ou no exercito por diferentes motivos, nao sei se isso a torna marcial. Segundo o Antonio Nobrega, o frevo tem a horigem nas pessoas que iam na frente das bandas de musica e quando uma banda encontrava a outra saiam na porrada. Isso nao torna o frevo tambem uma arte marcial. na verdade nao tenho nenhuma birra quanto a bota-la como arte marcial. Eu mesmo ja entendi a capoeira como arte marcial, ha um tempo. O bom da wikipedia e ela estar aberta. Os estudos sobre a capoeira e sua estoria estao rolando, e aqui e mais um lugar pra discutirmos as novas teorias e trocarmos informacoes. AbracoDiotti 12:22, 10 Dez 2004 (UTC)

Não colocar nome nas coisas por elas não serem somente isso não é o caminho. Você mesmo colocou que capoeira é dança, o que concordo. Por isso eu prefiro definir a capoeira como luta, dança, arte macial, música e cultura popular.
Alem dos momentos em que a capoeira foi utilizada institucialmente como arma de guerra, que não são poucos nem casuais, se colocarmos a capoeira como forma de resistência do negro em relação a escravatura verás que durante toda história do Brasil a capoeira foi ferramente de guerra e resistencia contra a opressão, acho isso mais do que suficiente para qualificá-la como arte marcial.
O Passo, pois frevo é o ritmo e a música enquanto Passo é a dança, hoje com certeza não é uma luta, segundo alguns entendidos o passo do frevo surgiu da capoeira, quando os bloco carnavalesco colocavam capoeristas na frente dos bloco e agremiações para defender seu estandarte dos blocos rivais. O Passo do frevo perdeu sua caracteristica de luta e arte marcial contudo a capoeira não. gbitten 12:56, 10 Dez 2004 (UTC)
Que tal assim? Diotti 03:04, 14 Dez 2004 (UTC)
Para mim está bom. gbitten 16:21, 14 Dez 2004 (UTC)


Na minha opinião capoeira é mais dança q arte marcial.... 

Não acho q capoeira seria útil pra se defender em uma briga real.... Conheço um cara q treina capoeira a alguns anos e é ate professor, arrumou uma briga e apanhou q nem um gato no saco!!! e olha q o cara é um dos melhoes aki da região onde moro... sinceramente capoeira pra mim não é arte marcial................

Douglas


Caro Douglas,

Eu sou brasileiro e treino capoeira no grupo Raízes do Brasil
há 3 anos e eu posso afirmar q a capoeira, com certeza, é uma luta
muito poderosa, porém, disfarçada em forma de dança.Mas a capoeira 
não é só uma luta, ela é muito mais q isso.Talvez esse professor q 
"apanhou q nem um gato no saco" não pratique a capoeira como luta,
já q ela é luta, dança, música e filosofia d vida.Cada grupo tem
seu modo de ensino e ,infelizmente, existem vários grupos e professores
q não sabem o q é a capoeira.
Victor Carvalho.

Eu tb já vi carinha ficar fazendo aqueles passinhos pra lá e pra cá na maior pressão mas qdo o cara pegou ele e o jogouno chão, que o pau comeu na mão, o capoerista tomou o maior cacete! Capoeira é mais dança e folclore do que LUTA ( está mais para frevo do que para jiu-jitsu!!!)


Só pra constar, retirei a parte que diz "Uma dúvida comum é se a capoeira é dança ou luta; a capoeira na verdade é dança e luta." por ser redundante; isso já foi dito na primeira frase do artigo.

--Tom-b 02:41, 11 Abr 2005 (UTC)

Capoeira regional

Salve amigo! Li uma parte do seu artigo e achei muito interessante, mas uma coisa me achou a atenção na definição de capoeira regional. É de conhecimento público que a capoeira de Mestre Bimba tem seus princípios, dentre eles por exemplo: "Todos os movimentos devem ter objetivo", "Conservar no mínimo uma base ao solo" e "Obedecer ao ritmo do berimbau". Então acho que a definição de regional como um jogo rápido, caracterizados por saltos e acrobacias não é correta.

Minha sugestão é que você destaque características da regional como sequência de Bimba, batizado, formatura, iúna, exame de admissão, cintura desprezada e deixe para capoeira contemporânea a definição de "jogo mais rápido, acrobático e atlético. Entre os movimentos mais característicos estão os saltos, acrobacias...".

Recomendo como fonte de informações sobre a capoeira regional a página da Filhos de Bimba - Núcleo Limeira: [http: // br. geocities. com/filhosdebimba_limeira/inicio.htm ligação externa] (retirar espaços em branco)

É isso aí! Axé! --Chahoud 13:01, 29 Dezembro 2006 (UTC)

Artigos Complementares

Gente, não sei se sou só eu que acho, mas esse artigo está ficando enorme, não seria melhor montar-mos artigos paralelos complementares para não sobrecarregar o artigo principal!? Por exemplo, um artigo só para a cronologia da capoeira no Brasil... --Naty_Chocolate Diga!? 14:23, 8 Fevereiro 2007 (UTC)


Estado lastimável do artigo

O artigo, que talvez um dia tenha sido bom, está num estado mais que lastimável! É um vomitório de trechos copiados deste e daquele site, num português de segunda série primária, tudo obviamente mal formatado, sem o mínimo cuidado. Além disso, o artigo tinha na sua parte final uma lista ENORME de links, configurando um flagrante desrespeito às políticas da Wikipédia. Retirei todo conteúdo inaceitável, deixando a estrutura que pode estar num artigo de enciclopédia. Trechos como comentários do tipo "acho que está numa qualidade aceitável" e outras pérolas foram retirados. Dantadd 00:06, 1 Março 2007 (UTC)

Infinitamente, bem melhor!!! - Naty_Chocolate Diga!? 15:02, 1 Março 2007 (UTC)

Fotos

coloquei 4 fotos de uma roda que assiti em porto alegre. não sei se são adequadas, nem sei como legendar melhor. algum especialista por favor se encarregue desta parte. abraço!tetraktys 21h58min de 14 de Junho de 2007 (UTC)

Consideração de Professor Pará

Eu queria saber porque não conseguimos acrescentar algo ao artigo escrito? Tentei fazer uma pequena colocaçã, onde dizia que a Capoeira Regional surgiu com o nome de Luta Regional Bahiana, mas foi imediatamente tirado, acho que isso é uma forma muito facil de conseguir monopolizar um espaço que "está aberto" a novas informações. Não entendo quem faz essa mudança, mas percebi que a pessoa não tem nem o trabalho de ler e ver o que foi escrito, apenas ja tem uma página padrão e provavelmente deve mandar atualiza-la. Acho isso uma forma errada de se portar em um local que deveria ser para todos, desde que seja ultilizado com responsábilidade, é claro! o comentário precedente não foi assinado por Professor pará (discussão • contrib.) 20h07min de 4 de Julho de 2007 (UTC)

Toda contribuição é bem-vinda, desde que siga os padrões de estilo e, obviamente, seja escrita em português correto. O adjetivo para o estado da "Bahia" é "baiana", sem "h" (um dos muitos erros). Portanto, pode contribuir, mas antes aprenda um pouco como é feita a Wikipédia. Dantadd 20h09min de 4 de Julho de 2007 (UTC)