Discussão:Ciclo de Carnot

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Movi o trecho abaixo para Nicolas Léonard Sadi Carnot, assim fica um artigo para o gênio e outro para sua obra.

"Nicolas Léonard Sadi Carnot, nasceu em Paris, no dia 1 de junho de 1796, e foi educado nas École Polytechnique (Paris) e École Genie (Metz). Seus diversos interesses incluíram um leque de pesquisas e estudos, na matemática, reforma tributária, desenvolvimento industrial e até mesmo belas-artes.

No ano de 1824 publica sua obra (única em sua vida): "Réflexions sur la Puissance Motrice du Feu et sur les Machines Propres a Développer Cette Puissance" ( Reflexões sobre Potência Motriz do Fogo e máquinas próprias para aumentar essa Potência) – o qual faz revisão das importâncias industrial, política e econômica da máquina a vapor.

O físico francês iniciou sua investigação sobre as propriedades dos gases, em especial a relação entre pressão e temperatura, em 1831. Em 1832, o mesmo morre subitamente de cólera, no dia 24 de agosto. Apesar de quase todas suas coisas terem sido incineradas – como era de costume da época – , parte de suas anotações escaparam à destruição. Essas anotações mostram que Sadi Carnot havia chegado à idéia de que, essencialmente, calor era trabalho, cuja forma fora alterada. Por essa, Nicolas Leonard é, por excelência, considerado o fundador da Termodinâmica – ciência que afirma ser impossível a energia desaparecer, mas apenas a possibilidade da energia se alterar de uma forma para outra.

A possibilidade de interconversão entre calor e trabalho possui restrições para as chamadas máquinas térmicas. O Segundo Princípio da Termodinâmica, elaborado em 1824 por Sadi Carnot, é enunciado da seguinte forma:

" Para haver conversão contínua de calor em trabalho, um sistema deve realizar ciclos entre fontes quentes e frias, continuamente. Em cada ciclo, é retirada uma certa quantidade de calor da fonte quente (energia útil), que é parcialmente convertida em trabalho, sendo o restante rejeitado para a fonte fria (energia dissipada)""

Frajolex (discussão) 23h32min de 23 de Novembro de 2008 (UTC)

--

Não foi e nunca será possível construir uma máquina de Carnot: basta ver o enunciado de Kelvin-Planck da segunda lei da termodinâmica: "É impossível que uma máquina qualquer, operando em ciclo, receba calor de uma fonte e efetue uma quantidade equivalente de trabalho sem provocar nenhum efeito nas suas vizinhanças"

Nunca digas nunca.