Discussão:Colônia espiritual

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Colônia Espiritual não faz parte da Doutrina Espírita[editar código-fonte]

Um tema importantíssimo é a questão das chamadas Colônias Espirituais. Apesar do complemento "Espirituais" esse não é um conceito do Espiritismo.

As obras fundamentais, de Allan Kardec, não dão suporte à essa teoria, mas pelo contrário, apresentam conceitos contrários à ideia de uma vida materializada depois da morte do corpo. Os Espíritos da Codificação condenam a ideia de lugares predestinados e circunscritos para o sofrimento ou contemplação após a morte[1], muito menos com as necessidade fisiológicas, que são exclusivas do encarnado[2].

Não é, absolutamente, um conceito da Doutrina Espírita, não sendo possível citação alguma nas obras fundamentais. Tanto é verdade que o artigo da Wikipédia "Colônia espiritual" https://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%B4nia_espiritual não possui citação alguma das obras fundamentais de Allan Kardec, que passaram pelo método espírita e nem mesmo nas Revistas Espíritas, também publicadas por Allan Kardec.

Todo e qualquer conceito para ser qualificado como espírita deve passar pelo Controle universal do ensino dos Espíritos, que é o que confere a autoridade da Doutrina Espírita[3]. Se trata do método da ciência espírita. A teoria das colônias espirituais não satisfaz o referido método, até porque as obras que tratam das colônia espirituais são romances de características fictícias.

As incoerências do conceito de colônias espirituais motivou até mesmo uma dissertação de mestrado, de Fabiano Cesar de Mendonça Vida, intitulado "Em Torno Do Nosso Lar: Uma Análise Das Controvérsias Produzidas No Movimento Espírita".[4]

Neuwert (discussão) 12h31min de 21 de novembro de 2016 (UTC)Responder

  1. O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, item 1012.
  2. Revista Espírita 1859, Allan Kardec, Quadro da Vida Espírita.
  3. O Evangelho Segundo o Espíritismo, Allan Kardec, Introdução.
  4. https://www.academia.edu/10163702/Em_Torno_do_Nosso_Lar_-_uma_an%C3%A1lise_das_controv%C3%A9rsias_produzidas_no_movimento_esp%C3%ADrita?auto=download