Discussão:Cruz de Malta

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 19 de outubro de 2011 de Zekkerj no tópico Vasco da Gama

Frases desconexas[editar código-fonte]

O artigo tem duas frases desconexas no final, cabe uma revisão para melhorar o resultado. Zekkerj (discussão) 02h37min de 19 de outubro de 2011 (UTC)Responder

Referências[editar código-fonte]

Faltam referências bibliográficas para embasar o artigo. Zekkerj (discussão) 02h37min de 19 de outubro de 2011 (UTC)Responder

Vasco da Gama[editar código-fonte]

Muitas das pessoas que vêm a esta página o vem devido à ligação entre o termo "Cruz de Malta" ao Club de Regatas Vasco da Gama, mesmo que usado erroneamente (a cruz usada no símbolo e no uniforme do time é na verdade a Cruz Pátea). Assim, cabe uma citação ao artigo do clube, mesmo que reproduzindo as palavras usadas no artigo:

"A cruz de malta é o meu pendão … ", diz o hino popular do clube. No entanto, não há nenhuma relação do Vasco com a cruz de malta e nem da cruz estampada no símbolo do clube com a usada nas caravelas portuguesas das grandes navegações.
A cruz usada pelos navegadores, inclusive Vasco da Gama, é a cruz de Cristo, instituída pelo Rei D. Dinis, no século XIV, que era um símbolo levado nos navios, indicando o cristianismo levado pelos navegadores para os povos pagãos.
A cruz estampada na camisa e no escudo do Vasco se chama Cruz Pátea, que é diferente da cruz de malta, que na verdade possui outro formato, no qual cada um dos braços é bifurcado.
No entanto, como se pode verificar em muitos símbolos expostos no clube (ao contrário do que se vê na camisa atual), inclusive nas arquibancadas do estádio São Januário, não é utilizada a cruz Pátea e sim uma cruz com o desenho muito semelhante ao da Cruz de Cristo.
Embora atualmente a cruz desenhada na camisa do clube seja a Cruz Pátea (sem as retas intermediárias das pontas ao centro), durante muitos anos foi usada a Cruz de Cristo, ou muito semelhante, como podemos ver em fotos antigas, especialmente dos times dos anos de 1923, 1948 e 1956.
Seja como for, a torcida vascaína consagrou o símbolo do clube ao longo do tempo, e, erroneamente ou não, adotou o nome cruz de malta para designá-la.

Por esse mesmo motivo, a ligação com um clube de futebol, acredito que este artigo deva ser monitorado contra vandalismo. Zekkerj (discussão) 02h37min de 19 de outubro de 2011 (UTC)Responder

A Cruz "de" Vasco da Gama é sem dúvida a Cruz dos Cavaleiros da Ordem de Cristo, Ordem esta que veio substituir a Ordem dos Templários instalados em Portugal desde o tempo de D. Afonso Henriques. No seguimento da extinção da Ordem dos Templários na Europa em geral, em Portugal ela foi "transformada" na Ordem de Cristo (ou dos Cavaleiros da Ordem de Cristo). Daí que a Cruz de Cristo tem mais a ver com a Cruz Templária do que com a Cruz de Malta. Para alem do facto de que a criação das antigas Ordens Militares dos Templários e do Hospital - Rodes e Malta - terem tido uma motivação comum, as bandeiras e as Cruzes sempre foram "emblemas" diferentes (Cruzes - de Cristo - diferentes).