Discussão:Derivada parcial

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O exemplo da derivada da área da circunferência não pode ser considerado como uma derivada parcial, pois "pi" é uma constante que multiplica o raio ao quadrado, e não uma segunda variável, ou seja, a função da área da circunferência depende apenas de uma variável. Desta forma não faz sentido derivada parcialmente naquele exemplo. --- por TCGV 10:40h 21 de outubro de 2007 ---

Meu estou precisando de ajuda para Integral e Derivada... ficou um bom tempo sem ver agora estou meio perdido... quem tiver material simples passo a passo pra me ajudar... agradeco.

Mateusj1@hotmail.com

Problema com o tópico de derivação de uma função vetorial[editar código-fonte]

Acredito que esse tópico esteja descrito da maneira errada no artigo, já que ali é mostrado o gradiente de uma função escalar (o processo em que o operador vetorial del é multiplicado por uma função escalar), o que não é a derivação parcial de uma função vetorial. A verdadeira derivação parcial de vetores se dá quando, definida uma função vetorial "g" de "n" dimensões, cada dimensão por sua vez sendo definida por uma função "f_a" de "m" variáveis onde "a" vai de 1 a "n", é aplicada a derivada parcial sobre uma variável específica em cada dimensão de "g", ou seja, sobre cada função "f_a". Esse processo transforma uma função vetorial em outra. O gradiente transforma a função escalar numa função vetorial.