Discussão:Eleições gerais no Brasil em 2006

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Daniel, onde foi parar o Alckmin?? Alegre Você vai recolocar? abraço, Lipe Rumo ao Hexa Brasil!oi? 04:48, 27 Março 2006 (UTC)

Cadê o candidato do PSL? o comentário precedente não foi assinado por 201.40.151.187 (discussão • contrib.)

Já inserido.--Huxley .:q? 05:26, 14 Julho 2006 (UTC)

Cadê a Ana maria Rangel, do prp

Proposta de organização[editar código-fonte]

Gostaria de propor a seguinte organização para os verbetes sobre as eleições brasileiras de 2006. Que eles tratem, além da legislação em vigor para o pleito, de como foram sendo definidos os nomes para os cargos do executivo e suas coligações, a lista completa de candidatos a senadores e governadores (nos verbetes por Estado) e a lista completa dos candidatos à presidência. Esses dados, apesar de ainda estarem sujeitos a alguma alteração, já estão disponíveis nesta seção do site do TSE. Eu tenho apenas como organizar informações para São Paulo e para a presidência, e listar os nomes dos outros estados, o processo de definição local de cada unidade da federação não está ao meu alcance de acompanhar.

Quando as eleições terminarem, esses dados não sumirem dos verbetes como que por encanto. Serem mantidos, já que foi a realidade de tal período, e serem acrescidos nos verbetes os senadores que tiverem sido eleitos, e governadores e presidente eleitos e os segundo-colocados destas situações. A lista completa de quem recebeu quantos seria colocada por mim mesmo no Wikisource apenas quando todas as urnas tiverem sido totalizadas, exportando os dados a partir do software de apuração que o TSE costuma disponibilizar em seu site às vésperas de cada pleito (que são dados em domínio público de acordo com a lei 9610, artigo 8). Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntalmsg 04:30, 14 Julho 2006 (UTC)


Acredito que seria realmente ótimo se os verbetes das eleições nos estados fossem criados a partir dos interwikis em vermelho daqui adicionando informações adicionais sobre governadores, senadores, deputados e suas respectivas coligações tanto as majoritárias quanto as proporcionais.--Huxley .:q? 05:26, 14 Julho 2006 (UTC)

Cobertura Wikinotícias[editar código-fonte]

Visitem: Cobertura Wikinotícias das Eleições Presidenciais Brasileiras 2006. Participem! --Carlosar 12:53, 21 Julho 2006 (UTC)

Pessoal, só por chatice mesmo eu alterei a definição de 50% mais um voto de "maioria absoluta" para "maioria simples".

Existe uma escala de maiorias. A eleição para o Senado, por exemplo, é decidida por pluralidade: quem tem mais votos, vence. As eleições executivas são por maioria simples: mais votos que todos os demais candidatos juntos (os 50% mais um).

No Congresso, em determinadas situações, creio que pode ser necessária a maioria qualificada (três quintos mais um; são os 308 votos necessários para passar emendas constitucionais) ou mesmo a maioria absoluta (agora sim). Esta consiste em dois terços dos votos mais um. Amorim Parga Oi! 05:23, 3 Outubro 2006 (UTC)

Tamanho da Fonte[editar código-fonte]

No final, as fontes estão pequenas e os títulos em azul. Alguém poderia corrigir isso?

Flávio Armony 19:07, 10 Maio 2007 (UTC)

Mapa dos estados[editar código-fonte]

Acredito que descrever quantos estados foram "vencidos" por um candidato presidencial no Brasil não quer dizer nada. Isso é valido na eleição presidencial indireta dos EUA, onde quem tem maioria dos votos em cada unidade federativa carrega todos os votos do colégio eleitoral naquele estado. A eleição brasileira e direta é unitária, os votos de todos os eleitores de todos os estados são contados conjuntamente. Os mapas indicando qual partido "venceu" em cada estado não fazem sentido algum na eleição presidencial de nosso país.Gabriel arisi (discussão) 02h20min de 10 de novembro de 2010 (UTC)[responder]

Eleições gerais no Brasil em 2006 => Eleição presidencial brasileira de 2006[editar código-fonte]

Todos os artigos sobre eleições presidenciais no Brasil possuem um artigo próprio, com excessão desete. Acho que esta página tem conteúdo de mais, e poderiamos descarregar um pouco criando Eleição presidencial brasileira de 2006 (atualmente é redirect para aqui). Rafael Wiki (Pois Não?Trabalhos) 17h28min de 12 de outubro de 2011 (UTC)[responder]

Concordo com esta proposta. Não podemos confundir "Eleições gerais" com "Eleições presidenciais". Mayckon.trudes (discussão) 14h13min de 11 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]