Discussão:Estátua do Laçador

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estátua do Laçador Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação, pesquisa A Estátua do Laçador é a representação do gaúcho tradicionalmente pilchado (em trajes típicos) e teve como modelo o tradicionalista Paixão Cortes. Foi tombada como patrimônio histórico em 2001.

Em 1954, na Exposição do IV Centenário de fundação de São Paulo, no Parque Ibirapuera, foi elaborado um concurso público para a execução de uma escultura que identificasse o homem rio-grandense. A escultura ficaria exposta no espaço reservado ao Rio Grande do Sul, e o concurso foi disputado pelos artistas Vasco Prado, Fernando Corona e Antônio Caringi. Este último foi o vencedor, com um modelo em gesso que deveria após o término do evento ser fundido em bronze e ofertado a São Paulo.

Porto Alegre não possuía na época nenhum monumento ao gaúcho. Devido a isso houve reinvidicação popular para a compra da estátua, o que foi feito pela prefeitura do município em 1958 instalando-a na entrada principal da cidade (junto ao aeroporto). Num concurso público em 1991, a estátua de bronze e 4,45 metros de altura (6,55 metros com o pedestal) foi escolhida como símbolo da capital gaúcha, com a maioria dos votos populares.

Portava originalmente uma boleadeira, mas após depredação e reforma em 1993 passou a portar um chicote na mão.

gente coloquem mais coisas do laçador e menos da Dilma Rouse sei la o que