Discussão:Exu de umbanda

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 20 de junho de 2010 de Joao0Paulo no tópico Magia

À quem for editar este artigo, favor escrever sòmente sobre Umbanda sem citar outras religiões. Cada segmento escreve o significado em sua religião exclusivamente.

Concordo plenamente com o conteúdo desta página, mas está me parecendo parcial, mostrando sòmente conceito da Doutrina Espírita e não o conceito da Umbanda em si. Seria mais interessante que um umbandista editasse o artigo dando seu parecer ou sua versão não acham? Jurema Oliveira discussão 03:51, 4 Fevereiro 2007 (UTC)

Já está devidamente editado, sou umbandista. Flavaz 17:33, 3 Março 2007 (UTC)

Magia[editar código-fonte]

"Exu verdadeiro" não faz feitiço? Isso não passa do ponto de vista da doutrina espírita.

Realmente. Esquecem-se da Umbanda popular, mais próxima da magia que do Kardecismo (e que com certeza prefaz a maioria dos terreiros) e passam a relatar a visão da Umbanda elitista, do "espiritismo com tambores". Nos Centros de Umbanda das periferias, das comunidades carentes e distantes dos grandes centros, o conceito mais difundido é o do Exu malévolo, vadio e vagabundo, que faz feitiço para o que "pagar mais". Apesar da Umbanda standard não considerá-los Exus, eles assim se chamam, e devem ser considerados. JoãoPaulo Hã?! 20h56min de 20 de junho de 2010 (UTC)Responder