Discussão:Gandalf

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"Originalmente criado como um maia, espírito angelico do mundo tolkienano, ele assumiu a forma de um velho para combater o mal na Terra Média."

Gandalf é um dos 5 Istari (Magos) que chegaram a Terra-Média na segunda Era. São eles: Gandalf (seu nome é Olórin, Mithrandir entre os Elfos) o cinzento; Saruman(Curufin), o branco; Ragadast, o azul e mais 2 outros magos marrons dos quais não se tem muitas informações.

O nome é maiar, Maia é uma coisa totalmente diferente.

Pronto! Mas lembre-se que todo mundo pode contribuir, se tiver uma correção não hesite em editar. Corvomsg 16:13, 9 Fevereiro 2006 (UTC).

Amigo Corvo Você deveria se informar melhor sobre as coisas. Maiar é o plural de Maia. Essa parece ser uma coisa séria, então não devemos ficar brincando.

Foi mal, eu que comecei com o erro falando que a palavra maia não existia.

Maia é uma palavra em quenya. As palavras terminadas com "a" em quenya no plural ficam com o final "ar", ex: maia/maiar, vala/valar.

Vou editar pra maia novamente.

Gandalf não faz parte da literatura infanto-juvenil, assim como o Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien não é.

Mago mais famoso??[editar código-fonte]

Não precisaria de referência, fontes?? Porque isso é uma coisa que não se pode afirmar... e o Harry Potter? Não sei... --TнєGσєяgєη 12h44min de 26 de Abril de 2008 (UTC)

Eu removi a parte de mago mais famoso para um dos magos mais famosos. Também coloquei algumas partes específicas que precisam de referência, as demais partes basta procurar nos proprios livros citados pois é refrência suficiente. Porém, o ideal é que cada parte que coloque em dúvida tenha referência dizendo em que livro ele afirmou isto. Um exemplo disto é Gandalf significar mago elfo. Se não me engano no livro Talkien Letters, ele, o autor, afirma que Galdalf não tinha significado. Talvez depois ele tenha decidido criar um, até porque Galdalf inicalmente seria o nome de Thorin Escudo de Carvalho (anão) e dificilmente seria elfo. De qualquer forma seria interessante colocar a referencia ou remover isto.

--Gandbranco (discussão) 21h17min de 19 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]