Discussão:História de Lisboa

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 19 de março de 2012 de Rui Silva no tópico Pesquisa inédita, sem fontes e parcial

"No seguimento desta prosperidade, e com o aumento de segurança em Lisboa com a conquista definitiva dos Algarves no século XIII, em 1256 Afonso III de Portugal constata o óbvio e escolhe a maior e mais vigorosa cidade do seu Reino para Capital" -> Lisboa foi escolhida como capital por ser mais a sul por causa das conquistas aos mouros. Já agora deviam tb falar do centralismo que existe em Portugal!


Este artigo está qualquer coisa de abismal. Muitos parabéns ao Salvadorjo cuja leitura proporcionada, além do prazer que dá em seguir a história de perto, permite acompanhar em paralelo o desenrolar dos acontecimentos de toda a História de Portugal. O artigo está espectacular e ainda nem sequer está acabado!... -- Nuno Tavares 04:59, 2 Agosto 2005 (UTC)

Está muito interessante, completo e descomplexado, mas:[editar código-fonte]

-Devia ser referido que a designação Alis Ubbo é apenas uma de várias hipóteses de origem do topónimo Olissipo. É quase certo que a origem estará num topónimo fenício, mas há poucas certezas de que fosse especificamente este.

-A população de Lisboa no séc. X não era, nem de perto nem de longe, 100.000 habitantes. Algumas estimativas, muito optimistas, apontam para cerca de 30.000 habitantes. O que continua a colocar Lisboa como uma mega-cidade, pelos padrões da época.

Correcções[editar código-fonte]

- Tendo em conta que a capital do Condado Portucalense era Guimarães  - centro político e militar - e que Lisboa foi 

conquistada aos Mouros por D.Afonso Henriques com ajuda dos cruzados (a caminho do Oriente naquela que seria a Segunda Cruzada), resta saber em que parte é que os comerciantes de Portucale (Porto) tiveram a ver com a conquista de Lisboa. Resposta: Não tem correspondência. Não faz parte da História. É apenas um desejo do autor.


"Finalmente em 1842 provocados pela extinção da Escravatura pelos Liberais, " Em Portugal a escravatura foi extinta em 1761,não havia escravatura en Lisboa. Era a escravatura nas colónias a que se referia o texto?

"Com os burgueses de Lisboa sob opressão dos Ingleses, são os burgueses do Porto que tomam controlo da cidade e se rebelam contra o colonialismo inglês e pelo" Para se revoltarem contra o colonialismo era necessárioo ser colónia.

"Todos esperam a continuação das reformas do Marquês de Pombal, mas Junot não quer estimular ideias radicais e nada faz." Todos??Quem por exemplo são todos?

"Junot é a princípio bem vindo pelos lisboetas e estabelece-se no Palácio de Queluz." E a carta real não teve nada a ver com isso?

"Pogroms?" Não no meu dicionário. Agradecia referências se quiserem reverterEga 17:32, 26 Janeiro 2007 (UTC)

História so século XX[editar código-fonte]

Oi, estou a traduzir o artigo para o espanhol mas tenho visto que não há história após 1926. Algém podería escrivê-la? Obrigado. Guanxito 08:48, 29 Janeiro 2007 (UTC)

O nome Alis Ubbo surgiu como hipótese apenas por ser uma designação fenícia parecida com o posterior nome romano Olisipo, não tendo sido encontrada no entanto qualquer evidência da designação utilizada pelos Fenícios para o local, não existindo também nada que nos faça crer que o nome fenício seria semelhante ao romano. Desta forma acho que o texto deve ser alterado porque apresenta esta suposição infundada como uma certeza.

Por outro lado a lenda da fundação da cidade por Ulisses foi iniciada pelos primeiros navegadores que chegaram ao local já que a Odisseia apenas refere que Ulisses fundou uma cidade no extremo ocidental do mundo e não especificamente onde é hoje Lisboa. Ou seja, o que interessa não é a lenda mas sim o facto de quem chegou ao local (fenício ou grego) acreditar nela e possivelmente se basear nela para nomear a povoação. Se esta suposição estiver correcta então o nome romano Olissipo (que é o mais antigo conhecido) poderá derivar das palavras gregas Odisseu (Ulisses) e Polis (cidade), independentemente de poder existir um nome Fenício diferente e mais antigo.

"A Bandeira do Partido Republicano é hoje a Bandeira de Portugal"... devem estar a brincar, certo?

Intro[editar código-fonte]

Lisboa é uma das mais antigas cidades da Europa, tendo sido fundada há mais de três milénios. É juntamente com Setúbal, Alcácer do Sal e algumas cidades do Algarve a mais antiga de Portugal e também a segunda mais velha capital da União Europeia, após Atenas, mais antiga por quatro séculos que Roma.

Qual a base para se dizer coisas como estas? --Pedro (discussão) 19h37min de 13 de outubro de 2009 (UTC)Responder

Pesquisa inédita, sem fontes e parcial[editar código-fonte]

Este artigo, que devia estar destacado, parece ter sido esquecido, provavelmente por amor à "boa-fé". Quando vi essas marcas de "parcial" fiquei admirado, mas realmente essa secção "O Ouro do Brasil" tem todas as características do título que coloquei acima; além de sofrer de "maiusculite". Proponho-me retirar os adjetivos supérfluos, mas faço um apelo para encontrar fontes fiáveis para este artigo e melhorá-lo, ou seja, fazer com que não tenham sentido esses adjetivos que coloquei em cima. Rui Silva (discussão) 12h31min de 19 de março de 2012 (UTC)Responder