Discussão:Honoré de Balzac/Arquivo 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Remoção de categorias[editar código-fonte]

Caro Wikipedista Clara C., solicito que explique, por favor, porque razão eliminou as categorias "Escritores de França" e "Autores de literatura gay" do verbete de Honoré de Balzac? sendo que seguramente Balzac foi um escritor francês e que a categoria "Autores de literatura gay" tem como objectivo "incluir desde autores não gay que escrevem explicitamente sobre personagens ou temas da cultura gay, até autores homossexuais de épocas remotas em que era perigoso crime abordar explicitamente a temática homossexual" o que, como é descrito na ligação externa que tive o cuidado de incluir sobre alguns personagens gay da Comédia Humana, faz com que Balzac deva estar nela incluído. Obrigado --Jmx 15:58, 2 Abril 2007 (UTC)

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Usu%C3%A1rio_Discuss%C3%A3o:Clara C.&action=edit&section=103"

A razão é simples: eu criei a Categoria:Honoré de Balzac (veja clicando neste link e acessando o seu histórico) para acomodar o artigo sobre o escritor e uma de suas obras. Esta, por sua vez, foi categorizada em Categoria:Escritores da França e Categoria:Autores de literatura gay. O sistema de categorização dá-se desta forma, em árvore. Um mesmo artigo não deve ser categorizado na categoria mãe e na categoria filha simultaneamente pois, a proceder desta forma, no extremo, todos os artigos estariam categorizados na Categoria:Página principal, que é a mais elevada de todas. Espero que tenhas compreendido. Vou desfazer a tua dupla categorização e, qualquer coisa, volte a me escrever. Um abraço, -- Clara C. ☜ 21:41, 2 Abril 2007 (UTC)

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio_Discuss%C3%A3o:Jmx"

Repara que também cometeste outros equívocos, como por exemplo, ao categorizar Autores de literatura gay em Literatura gay e vice-versa, em looping. O certo seria Autores de literatura gay -> Literatura gay -> Literatura. Desta forma temos a árvore das categorias mais gerais abrigando as mais específicas. Tente consertar. Se precisar de ajuda, é só falar. -- Clara C. ☜ 21:52, 2 Abril 2007 (UTC)

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio_Discuss%C3%A3o:Jmx"

Obrigado pelo esclarecimento, mas penso que foi insuficiente. No caso da alteração que fez: o artigo "Honoré de Balzac", que tinha 2 categorias, "Escritores de França" e "Autores de literatura gay", passou a ter apenas uma categoria "Honoré de Balzac" que por sua vez tem as 2 (sub)categorias anteriores. Desta forma nunca mais fará sentido classificar com outra categoria o próprio artigo "Honoré de Balzac"... todas as novas classificações terão que ser subcategorias da categoria "Honoré de Balzac". Por outro lado, a que outros artigos vai aplicar a categoria "Honoré de Balzac"? Não aos seus livros, como fez, julgo que indevidamente, pois essa deveria chamar-se, para ter algum significado, "Livros de Honoré de Balzac".

O que está em causa, julgo eu, é diferenciar entre categorias (ramos da árvore; classificações aplicáveis sempre a mais que um artigo; substantivos colectivos) e artigos (folhas da árvore; conteúdos). Julgo lógico que o ramo "Autores de literatura gay" possa ter outros ramos (subcategorias), como "Autores de literatura gay brasileiros" ou "Autores de poesia gay", por exemplo. Também é lógico que qualquer ordem de ramo possa ter folhas próprias juntamente com outros (sub)ramos, por exemplo, em "Autores de Literatura gay" poderão estar os 2 ramos acima e as folhas (artigos) de todos os autores de outras nacionalidades que ainda não têm categoria própria (os artigos dos autores de literatura gay portuguesa, por exemplo). Já não me parece aceitável que se defina como ramo "Honoré de Balzac" quando este é seguramente um conteúdo singular, "final" (uma folha) e não um classificação colectiva (um ramo) que não terá nunca mais que uma única folha: o artigo com o mesmo nome.

Nota: Não vou remover as suas alterações a este artigo antes de chegarmos a um consenso sobre este assunto.--Jmx 14:48, 4 Abril 2007 (UTC)

O problema da categorização criado por ti somente agora foi visto por mim. Em a discussão de Hans Christian Andersen podemos ver a quais absurdos você chegou. Balzac não era gay e muito menos "autor de literatura gay", por algumas razões óbvias que não vou discutir aqui. Fica a vossa vontade contra a de uma maioria; diante da falta de critério vou colocar a categoria em eliminação, esperando que a comunidade decida. Até lá, peço-lhe que não invente nada.

Muito mais ativos, numerosos e conscientes são os gays anglófonos - e em quase nenhum dos vossos verbetes existe qualquer menção a isto que quer fazer valer aqui.

Para mim, isso é inserir informação falsa - e se vier a insistir na colocação da mesma, protegerei o verbete, ficando este espaço para discussão.

Cordialmente, Conhecer ¿Digaê 15h05min de 11 de Março de 2008 (UTC)

Caro André, obviamente não insisto em alterar o artigo, até porque me ameaçou com o bloqueio do mesmo: contra os meus argumentos e referências, utiliza a força bruta! Não é este o espírito de diálogo e discussão da wikipedia. Tenho pena!
Não insisto na alteração do artigo, aas insisto na discussão (a menos que queira bloquear também a página de discussão?):
- onde viu escrito que Balzac era gay, como afirma no seu comentário acima?
- se acha que os gays anglófonos têm o monopólio da razão, porque eliminou a minha referência externa a um artigo da reputada enciclopédia on-line em inglês glbtq (premiada em 2005 pela American Library Association como o "melhor website de referência grátis" (ver en:glbtq.com)?
- em que fontes se baseia para afirmar que a minha fonte, a glbtq, tem informação falsa?
Cumprimentos --Jmx (discussão) 16h45min de 11 de Março de 2008 (UTC)