Discussão:Instinto

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Uma correção: Psicanalistas afirmaram que o instinto se refere a forças motivacionais humanas (como sexo e agressão). Esse uso do termo foi sumariamente descartado.

Não se utiliza isto no conceito da psicanálise e sim que instinto é uma necessidade compulsiva.

O instinto é caracterizado como inconsciente, já que é um impulso natural cego para certas ações, sem ter em vista um determinado fim, sem deliberação, e muito freqüentemente sem percepção do que estamos fazendo. Nem os motivos nem a finalidade são conscientes. É também automática. Contudo, o inconsciente não pode ser considerado só instintos, como o exemplo da fobia, a fobia pode ser um processo inconsciente também e mesmo assim não é instinto. Instinto é um processo inconsciente, mas o inconsciente não é só instinto.

Se tratar de um processo generalizado, que ocorre universalmente ou seja: todos os outros animais se comportam da mesma forma, algo padrão, é instinto. Exemplo: Se alguém topa de repente com uma serpente e é tomado de violento pavor, este impulso pode ser considerado instinto, pois nada o diferencia do medo instintivo que um macaco sente diante de uma cobra e que outros seres humanos que, automaticamente, também sente, por exemplo.

Por outro lado, pode também acontecer que alguém sinta tanto medo de uma galinha quanto de uma serpente. Embora o mecanismo do medo diante de uma galinha seja um impulso inconsciente como o instinto, mas só ocorre isoladamente, com uma determinada pessoa e não constitui uma característica universal, com todo mundo. Não é todo mundo que tem medo de galinha. Então isto não é natural, não é generalizado, sendo assim já não é instinto e sim uma fobia.

Pedido de adiçao de ítens.[editar código-fonte]

Por favor, ao autor, entre parênteses os termos acasalamento, busca de alimentos, etc., pode-se colocar os termos "ataque" e "defesa" antes de "fuga". Agradeço a atenção e desejo-lhe felicidades. Moreti Barros