Discussão:Jogos Pan-Americanos

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Devido à proximidade dos jogos, o número de vandalismos por IPs tornou-se insustentável. Recomenda-se manter o artigo bloqueado até o final do Pan 2007 (últimos dias de julho), quando se espera que o nível de atenção em relação ao assunto diminua.  Ð. Indech  図   13h38min de 19 de Junho de 2007 (UTC)

Não entendi a relação da "moeda" dos países americanos citada na lista e o conteúdo do artigo. Também queria a opinião quanto o nome dele, pois para mim o correto seria Jogos Pan-Americanos. Mateus Hidalgo quê? 21h19min de 26 de Junho de 2007 (UTC)

Eu também nunca engoli muito essa parte do artigo... rsrsrs. Quanto ao nome, é assim mesmo. A mídia geralmente trata com maiúsculas como se fosse um nome, mas na verdade é um gentílico. Gramaticalmente, um gentílico com hífen não leva a segunda parte com maiúscula.  Ð. Indech  図   22h08min de 26 de Junho de 2007 (UTC)

Hum...sem querer ser chato Indech (rs), não conhecia essa regra. O acordo ortográfico de 1943 não explicita isso, mas dá exemplos com hifen e maiúsculas ("Acordo Luso-Brasileiro", gentílico por sinal). O acordo ortográfico de 1990 também não explicita, mas creio que se ele não fala do assunto este não será mudado. Mateus Hidalgo quê? 11h38min de 27 de Junho de 2007 (UTC)

XVI - EMPREGO DAS INICIAIS MAIÚSCULAS
49 Emprega-se letra inicial maiúscula:

2º - Nos substantivos próprios de qualquer espécie - antropônimos, topônimos, patronímicos, cognomes, alcunhas, tribos e castas, designações de comunidades religiosas e políticas, nomes sagrados e relativos a religiões, entidades mitológicas e astronômicas, etc.: José, Maria, Macedo, Freitas, Brasil, América, Guanabara, Tietê, Atlântico, Antoninos, Afonsinhos, Conquistador, Magnânimo, Coração de Leão, Sem Pavor, Deus, Jeová, Alá, Assunção, Ressurreição, Júpiter, Baco, Cérbero, Via Láctea, Canopo, Vênus, etc.
Observação 1ª - As formas onomásticas que entram na composição de palavras do vocabulário comum escrevem-se com inicial minúscula quando constituem, com os elementos a que se ligam por hífen, uma unidade semântica; quando não constituem unidade semântica, devem ser escritas sem hífen e com inicial maiúscula: água-de-colônia, joão-de-barro, maria-rosa (palmeira), etc; além Andes, aquém Atlântico, etc.

Observação 2ª - Os nomes de povos escrevem-se com inicial minúscula, não só quando designam habitantes ou naturais de um estado, província, cidade, vila ou distrito,mas ainda quando representam coletivamente uma nação: amazonenses, baianos, estremenhos, fluminenses, guarapuavanos, jequíeenses, paulistas, pontalenses, romenos, russos, suíços, uruguaios, venezuelanos, etc.


Eu não sei quanto a você, mas acredito que americanos se encaixe nessa categoria.  Ð. Indech  図   21h25min de 8 de Julho de 2007 (UTC)

Não entendi o porque do asterisco no quadro dos vencedores de cada edição dos Jogos em Havana. O critério para apurar o país vencedor é o número de medalhas de ouro, não há qualquer relação com o número de medalhas total. Achei um tanto quanto inapropriado, desmerece a conquista cubana.

A idéia não é desmerecer a conquista cubana. Acontece que no caso desse artigo, a coluna diz "maior medalhista". A nota de rodapé é apenas para evitar qualquer desentendimento, uma vez que foi a única vez nos Jogos que o país que teve o maior número de medalhas de ouro não teve a maior contagem total. Só isso.  Ð. Indech  図   03h21min de 9 de Julho de 2007 (UTC)
Se este é o caso, deve-se colocar algo como "Cuba ganhou com 10 medalhas de ouro a mais que o segundo país, embora tivesse menos medalhas na contagem geral". A forma atual, de certa forma, supõe uma "desculpa" para os Estados Unidos não terem vencino naquele ano. 200.158.99.249 02h42min de 18 de Julho de 2007 (UTC)

Eu sugiro que o nome da coluna seja modificado. Atualmente, é "maior medalhistas". Na versão em inglês deste nosso artigo, o título escolhido para a coluna é "most gold medals". Não consigo pensar em um nome curto e simples para substituir "maior medalhista", mas acho que uma mudança pode tornar o significado mais preciso. Contudo, não acho que desmereça a vitória cubana: apenas acho impreciso.

Países Participantes Porquê as Antilhas Holandesas, que já participam e inclusive já ganharam medalhas nos Jogos Pan-Americanos, não constam entre os países participantes? Em vez de 41 países, na realidade são 42 (incluindo as Antilhas Holandesas).o comentário precedente deveria ter sido assinado por 85.18.194.246 (discussão • contrib)

Feito. Em 2011 será a última aparição das Antilhas Neerlandesas nos Jogos Pan-Americanos já que o país foi dissolvido, mas a seção lista todas as nações participantes ("Participam ou já participaram dos Jogos...") Jonas kam diga? 04h55min de 28 de outubro de 2011 (UTC)[responder]

Obrigado! É que sou novo (não sou usuário registrado) e não sabia que devia assinar. Antonio Hofmeister

Cuba socialista[editar código-fonte]

No texto consta que Cuba era socialista em 1930. Isso só ocorreu de fato em 1959.

De que vale a lista de moedas dos países participantes? É alguma tradição Pan-americana? Heheh...

Futebólico 00h19min de 24 de Julho de 2007 (UTC)

Concordo, tão sem propósito essa lista. Por mim poderiam retirar o quanto antes. Jonas kam diga? 03h49min de 18 de março de 2009 (UTC)[responder]