Discussão:Josemaría Escrivá de Balaguer

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 8 de outubro de 2017 de JPratas no tópico Nome de Batismo

Removi trecho copiado de [1]--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 22:52, 14 Outubro 2005 (UTC)

Por que o artigo está marcado como parcial? Não me parece que esteja parcial.


"inspiração divina" x "vê"[editar código-fonte]

A título de colaboração: À primeira vista parece que utilizar a expressão "vê" o Opus Dei mais adequada à metodologia wiki de imparcialidade do que "fundou por inspiração divina". Torna-o mais "imparcial" segundo as regras wiki, é o que penso. Embora "fundar por inspiração divina" seja correta, no entanto o Fundador do Opus Dei sempre recusou que tivesse sido por ele "fundado" o Opus Dei, não obstante, de fato humanamente falando tenha sido ele real e indiscultivelmente o Fundador do Opus Dei.

A expressão "viu" é por ele usada e citada em biógrafos autorizados senão veja-se:

  • Em Vazques de Prada, vol I:

- "Sob a luz potente e inefável da graça, foi-lhe mostrada a Obra no seu conjunto. "Vi" é a palavra que usava sempre ao definir esse fato. - pg.270.

- "Nosso Senhor fê-lo "ver" a Obra no dia 2 de outubro de 1928, quando fazia um retiro...(D. Javier Echevarría), nota 113, pg.272.

- ""Numa das anotações dos seus Apontamentos ìntimos, lê-se: Véspera dos Santos Anjos da Guarda: I-out-33: amanhã, cinco anos desde que "vi" a O. (Apontamentos, n.1055.) Anos mais tarde, ao reler esta anotação num dos seus cadernos das 'Catarinas', comentaria a D. Álvaro del Portillo: Para mim, é o modo mais claro de o dizer: desde que "vi" a Obra! (ibid., n.1055, nota 808)."" Nota 116, pg.273.

  • Em Michele Dolz, São Josemaria Escrivá, edição em língua portuguesa comemorativa da canonização:

- "... E ali, de repente, viu a ansiada vontade de Deus. Usava o verbo ver nas poucas vezes em que se referia àquela intervenção sobrenatural: uma visão intelectual do Opus Dei tal como Deus o queria e como deveria ser ao longo dos séculos." pg.21.

  • Em Pilar Urbano, O Homem de Villa Tevere:

- "No dia 2 de outubro, faz uns dias de retiro espiritual na casa dos Padres Lazaristas na rua Garcia de Paredes, em Madrid. Quando estava pondo em ordem algumas anotações, no seu quarto, Josemaría o Opus Dei" ... pg.474.

Pelagio de las Asturias 05:18, 25 Janeiro 2007 (UTC)



considerado por muitos como de orientação conservadora.[editar código-fonte]

A expressão parece inadequada segundo os critérios wiki de imparcialidade.

  • MUITOS é impreciso, quanto são muitos? 10, 100, 1000? dentro de qual universo? É certo que vários dos opositores de São Josemaria o consideram "conservador". De outro lado se poderia dizer ou acrescentar que também MUITOS não o consideram conservador e o contrário muitos o consideram ou consideraram avançado demais, outros até revolucionário dentro da doutrina católica: a santidade dos leigos, por isto até de herege foi taxado.
  • Conservador também é expressão que não se adequa ao critério wiki de imparcialidade, pelo mesmo motivo: excessivo grau de abragência e subjetividade que traz consigo e até certo tom pejorativo. A classificação ou categorização de conservador, liberal, centro, radical não é utilizada na wiki nem mesmo para os políticos que tenham posições político-partidárias claras. São Josemaria não tem um documento, discurso, escrito ou texto que permita esta classificação político-subjetiva.

São Josemaria, sob certos aspectos, especialmente na parte que trata do chamamento universal à santidade é considerado como percursor do Concílio Vaticano II. Seria o Concílio "conservador"? Em que parte, naquilo que autorizou a missa no vernáculo, ou na parte em que reafirma o primado e a infalibilidade do Papa? etc.

Por exemplo, dentre outros: no Dicionário de Política, SOUSA, José Pedro Galvão e outros, T. A. Queiroz Editor, São Paulo, 1998, explica no verbete CONSERVADOR:

- Governo, partido, grupo ou pessoa que perfilha uma ordem de coisas inalterável, especialmente quanto a valores e direitos estabelecidos. Revolucionários e liberais, a partir do séclo XIX, conferiram sentido depreciativo ao termo, que ostenta, ainda hoje, conotações dessa natureza. No entanto a semântica desse termo tem variado ao longo do tempo, dadas as aplicações diversas que tem sofrido, chegando a caracterizar até mesmo situações e posições paradoxais. Não se perca de vista que o núcleo conceitual de conservarar é manter, preservar. Desta forma, por conservador foi tido no século passado, especialmente na França, quem embora não sendo contra-revolucinário, defendia a preservação de certos valores...

Pelagio de las Asturias 05:57, 25 Janeiro 2007 (UTC)

Retirei a tag aposta imotivadamene.Pelagio 01h23min de 27 de Junho de 2007 (UTC)

AS GRANDE POLÉMICAS[editar código-fonte]

Estas é a lista dos assuntos que estão associados à OPUS DEI e a Mons. Escrivá: 1 - O controle que a Opus Dei tem no Vaticano e o seu controle sobre ele; 2 - O Grande poder social e económico desta instituição; 3 - O Sectarismo; 4 - As abundantes denúncias feitas por antigos que foram silenciadas 5 - A falsa canonização de Mons. Escrivá manipulada pela Opus Dei; 6 - O amontoado de "podres" que demonstram o lado nada santo do Padre José Escriba.

Enfim. Não entendo como o artigo exclui todas estas polémicas que são apoiadas por documentação! O Artigo actual é suspeito, mesmo contra a "queixa" dos dois apoiantes da Opus Dei que aqui escreveram na discussão...

Nome de Batismo[editar código-fonte]

O Sacramento do batismo não atribui, e não atribuía, sobrenomes\apelidos, mas somente nomes próprios, logo não é correta a afirmação de que “de acordo com o registo de baptizado, o seu nome era José María Escriba”. De facto a acta original existente no arquivo da paróquia de Nuestra Señora de la Asunción de Barbastro, folio 115, livro XLIII de Sacramentos (Bautismos) diz o seguinte:

"En Barbastro a trece de enero de mil novecientos dos yo D. Angel Malo Regente la Vicaría Catedral bauticé solemnemente un niño nacido a las veinte y dos del día nueve, hijo legítimo de D. José Escrivá natural de Fonz y Dª Dolores Albás, natural de Barbastro, conyuges vecinos y del Comercio de esta Ciudad. Abuelos paternos D. José, de Peralta de la Sal, difunto y Dª. Constancia Corzán, de Fonz; maternos, D. Pascual, difunto y Dª. Florencia Blanc, de Barbastro. Se le puso por nombres José María Julián Mariano siendo padrinos…

Ou seja, foi batizado com os nomes José María Julián Mariano. JPratas (discussão) 20h47min de 8 de outubro de 2017 (UTC)Responder