Discussão:Kelsang Gyatso

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ao procurar por Dalai Lama [ http://pt.wikipedia.org/wiki/Dalai_Lama ], encontrei a informação na lista de que Kelsang Gyatso viveu entre 1708 - 1757, mas ao clicar na página encontrei informações que não condiziam com isto, "Geshe Kelsang Gyatso é um monge budista tibetano. Nasceu no Tibete em 1931 e foi ordenado com a idade de oito. Em 1976...", não sei as informações corretas, não obstante as informações estão claramente se contradizendo.

É comum entre os monges do budismo tibetano receber como nome religioso o mesmo nome de grandres mestres do passado. É tão corriqueiro ter vários monges com o mesmo nome religioso, quanto é comum pessoas com o nome 'João da Silva' etc.Arraes.daniel (discussão) 13h03min de 3 de Setembro de 2008 (UTC) P.S.: Por favor, assine suas mensagens!!!!!


Remodelar o texto de abertura[editar código-fonte]

Proponho remodelar o texto de abertura deste artigo. O texto novo que eu proponho está abaixo:

Kelsang Gyatso é um monge budista de origem tibetana, um professor e erudito Gelugpa, e autor de 21 livros budistas baseados nas explicações de Je Tsongkhapa, o fundador da Escola Gelug. Kelsang Gyatso nasceu no Tibete em 1931 e foi ordenado monge com a idade de oito anos. Em 1976, por intermédio de seu Guia Espiritual, Trijang Rinpoche, ele foi então convidado por Lama Thubten Yeshe para ensinar no Instituto Manjushri, à época pertencente à FPMT, em Ulverston, Inglaterra. Após o Instituto Manjushri ter se separado da FPMT, Kelsang Gyatso fundou a Nova Tradição Kadampa em 1991.


Alguém tem outra sugestão ou contribuição? --In.medio.virtus (discussão) 12h30min de 17 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]


Sobre o item "Expulsão do monastério Sera Je"[editar código-fonte]

Sobre esse item, acho que faltam duas coisas: 1) Qual a fonte abalizada/imparcial para essa informação?; 2)Se essa informação for verdadeira, qual o motivo da expulsão?

Sem responder essas duas questões, a maneira como esse texto está escrito fica com um tom parcial. Se isso persistir, minha opinião é de que esse item deve ser retirado.

Alguém tem alguma opinião sobre isso? --In.medio.virtus (discussão) 17h43min de 12 de Dezembro de 2008 (UTC)


Como nesse período de 43 dias não houve manifestação em contrário, vou retirar o item "Expulsão do monastério Sera Je". Se necessário, estou aberto para o debate. Obrigado. --In.medio.virtus (discussão) 17h20min de 25 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Sobre o item "Separação da hierarquia da escola Gelug"[editar código-fonte]

Sugiro que sejam retiradas as seguintes frases desse item: 1) “Um dos efeitos desta cisão é que na NKT, Kelsang Gyatso é visto como a única autoridade espiritual.”, e 2) “Membros da NKT descreveram a autoridade dentro da instituição da seguinte maneira: ‘Há apenas um professor na NKT, Geshe Kelsang; todos os outros professores da NKT são suas emanações.’ Um membro sênior e monge de longa data da NKT explicou: ‘A hierarquia da NKT é Geshe Kelsang; e então há um sucessor, alguém que irá ser o diretor espiritual da NKT depois que Geshe Kelsang falecer; e então há todos os outros, todos no mesmo nível na realidade.’”

Justificativa para retirar a frase 1: em qualquer instituição, sempre haverá alguma autoridade. Nas tradições religiosas – e budistas, especificamente – não é diferente. Cada escola, cada tradição, cada linhagem, possui uma autoridade espiritual. Do jeito que as frase está escrita, pode dar a entender que a NTK é a única instituição em que isso ocorre, o que não é verdade.

Justificativa para retirar a frase 2: da maneira como a citação está feita, dá-se a impressão de que se está a falar de algo único, que só ocorre dentro da NTK, o que é equivocado.

Alguém tem alguma opinião sobre isso?--In.medio.virtus (discussão) 17h16min de 25 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Reestruturaçao do artigo[editar código-fonte]

Acredito que o artigo em questao deva ser totalmente reestruturado, pois como esta hoje fere os principios da Wikipedia para biografias sobre pessoas vivas, os quais determinam:

"Seja bem firme sobre o uso de fontes de alta qualidade. Material contencioso sem fontes ou com fontes inadequadas, seja ele positivo, negativo ou apenas questionável, sobre pessoas vivas devia ser removido imediatamente dos artigos da Wikipédia,[2] assim como de páginas de discussão, páginas de usuário e páginas do projecto.

As biografias de pessoas vivas (BPVs) devem ser escritas de forma conservadora no que diz respeito à privacidade do sujeito. A Wikipédia é uma enciclopédia, não um tablóide; não é nossa função ser sensacionalista ou ser o veículo primário para a divulgação de afirmações excitantes sobre a vida das pessoas.

Uma orientação geral importante a se considerar quando escrever material bibliográfico de pessoas vivas é "não denegrir", em que se recomenda a análise dos seguintes fatores: "especulação ou fato", "apresentação desproporcional de informação controversa em relação àquelas outras que tornam a pessoa notável" e "citação nominal ou biografia completa de pessoas pouco significativas"." [1]

O artigo deve adotar tom mais conservador e todo conteudo sensacionalista precisa ser removido. Ademais, o artigo nao traz informaçoes importantes sobre a bibliografia de Kelsang Gyatso, como os livros que escreveu ou seu estilo de vida. Gostaria de deixar aqui um convite aos interessados para colaborar no sentido de adequar este artigo às regras da Wiki.


>>> Concordo com o que está escrito acima. A Wikipédia deve ser uma enciclopédia, com informações precisas, verificáveis e razoáveis. Não pode ser um tablóide, onde se discutem idéias a favor ou contra e de uma maneira não razoável, onde às vezes o interesse parece ser provar alguma coisa. Para esse tipo de debate, exitem outros fóruns. --In.medio.virtus (discussão) 18h07min de 8 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]