Discussão:Lagoa de Sombrio

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Lagoa de Sombrio que apresenta uma superfície de aproximadamente 5.000 hectares, ou seja, 54 km2, sendo assim a maior lagoa de água doce de Santa Catarina. Era contada em versos: "A Lagoa de Sombrio corre que desaparece", criados e recitados por pessoas que amavam de todo coração a sua terra. A Lagoa de Sombrio chegava a ser maior que o Município de Maracajá, na Região Sul de Santa catrina.

A Lagoa está apresentando problemas que podem comprometer todo o ecossistema da Região. Nos últimos 8 anos a lagoa baixou mais de um metro, afastando-se cerca de 90 metros do lugar aonde antes a água chegava. Outros problemas também começam a preocupar lideranças locais. A lagoa desemboca no rio Mampituba que tem ligação com o mar. Com a diminuição do nível da lagoa, a água salgada está entrando, provocando o processo de salinização, altamente prejudicial para a pesca e a sobrevivência da espécies de peixes, entre outros.

FONTES POLUIDORAS:

Os pescadores da Região, cerca de 300 famílias que sobrevivem da pesca, estão preocupados com os níveis de poluição e com a diminuição dos peixes que vem sendo notada nos últimos anos. Na parte da lagoa que pertence a Sombrio a quantidade de peixes já diminuiu bastante, devido à poluição já existente, causada por derivados de mandioca que produz uma quantidade de amônia bem como herbicidas e agrotóxicos da produção de arroz além de vários postos de abastecimento de combustível nas margens da lagoa devido à passagem da BR 101.

Embora nessa lagoa tem um rico conjunto de organismo que dá a possibilidade de criar e manter peixes como traíra, jundiá, taínha, robalo, bagre e até mesmo o camarão rosa. Temos implicações na criação e produção desses seres devidos a essas principais poluições.

VAMOS SAVAR A LAGOA DO SOMBRIO