Lagoa de Sombrio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lagoa de Sombrio
Localização
País  Brasil
Localidades mais próximas Sombrio, Santa Rosa do Sul, Balneário Gaivota, São João do Sul e Passo de Torres
Características
Área * 54 km²
Comprimento máximo 16,368 km
Largura máxima 5 km
Profundidade máxima 4 m
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

A Lagoa do Sombrio está localizada no estado brasileiro de Santa Catarina, no município de Sombrio.

É a lagoa de água doce de maior extensão do estado de Santa Catarina. Está situada entre cinco municípios do extremo sul catarinense (Sombrio, Santa Rosa do Sul, Balneário Gaivota, São João do Sul e Passo de Torres), com 16,368 km de comprimento e cerca de 5 km de largura. A sua área é de 54 km², com profundidade máxima de 3 metros.

Problemas[editar | editar código-fonte]

A Lagoa está apresentando problemas que podem comprometer todo o ecossistema da região. Nos últimos 8 anos o nível da lagoa baixou mais de um metro, com pontos afastando-se até 90 metros do lugar onde antes a água atingia. Outros problemas também começam a preocupar lideranças locais. A lagoa desemboca no rio Mampituba, que tem ligação com o mar. Com a diminuição do nível da lagoa, a água salgada está entrando facilmente, provocando um processo de salinização que é altamente prejudicial para a pesca e a sobrevivência da vida marinhada.

Fontes poluidoras[editar | editar código-fonte]

Os pescadores da região, cerca de 300 famílias que sobrevivem da pesca, estão preocupados com os níveis de poluição e com a diminuição dos peixes, que vem sendo notado cada vez mais nos últimos anos. Na parte da lagoa que pertence a Sombrio a quantidade de peixes já diminuiu bastante, devido à poluição causada por despejos da indústria de beneficiamento da mandioca, gerando grande quantidade de amônia. Também elevam consideravelmente o nível de poluição os herbicidas e agrotóxicos utilizados na produção de arroz, bem como os esgotos dos diversos postos de abastecimento de combustível localizados às margens da BR 101.

A lagoa possui um rico conjunto de organismo que possibilidade a existência de peixes como traíra, jundiá, taínha, robalo, bagre e até mesmo o camarão rosa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.