Discussão:Lobotomia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Psiquiatria é pseudo-ciência, e todo psiquiatra é um moralista canalha[editar código-fonte]

O título diz tudo. 200.155.188.4 (discussão) 23h21min de 18 de Fevereiro de 2008 (UTC)


Lendo o artigo sobre lobotomia,observei que alguns tópicos podem ser acrescidos para ampliar o tema. "A leucotomia de Egas Moniz veio meses depois de uma experiencia de Fulton e Jacobsen na Universidade de Yale,na qual macacos foram lobotomizados.A mansidão dos animais tornando-os abúlicos,serviu de modelo de estudo para a leucotomia idealizada por Moniz e executada por Almeida Lima,cirurgião e seu colaborador.A técnica simples resumiu-se em duas trepanações paramedianas na região frontal do cranio,antes da área de Rolando ou região pré-frontal,com introdução de uma colher cortante sem concavidade(leucótomo),cujos movimentos pendulares executados pelo cirurgião,permitia o isolamento do lobo pré-frontal do restante do encéfalo,pela secção das fibras córtico-pontinas.A idéia era executar esta técnica em casos muito selecionados,mas o exemplo propagou-se e no começo do século passado cerca de 40.000 lobotomias haviam sido realizadas na América.Hoje,a lobotomia foi substituída por técnicas estereotáxicas,como a hipotalamotomia pósteromedial,assim mesmo em casos restritos.Hoje,pouquíssimos serviços de neurocirurgia do primeiro mundo realizam tratamento cirúrgico para doenças mentais.Os processos legais e as críticas pela mídia e publicações médicas contrárias inibiram o ânimo,que outrora existiu,para a psicocirurgia. Outro fator de suma importncia foi o desenvolvimento da psicofarmacologia que tornou dispensável a cirurgia para doentes mentais." Ivan Soares de Araujo - Neurocirurgião - Instituto de Neurologia da UFRJ - Setor de estereotaxia e neurocirurgia funcional.Rio de Janeiro

verbete inconforme com versão em inglês[editar código-fonte]

No verbete em inglês informa-se que a lobotomia foi desenvolvida na suìça do século XIX e em português que foi desenvolvida em Portugal no início do século XX. Sugiro verificar a autenticidade da informação no site de lingua portuguesa.

Faltou exemplos de lobotomizados[editar código-fonte]

Faltou exemplificar famosos lobotomizados, como por exemplo, uma das irmãs do presidente americano John Kennedy.No caso dela, a lobotomia a tornou uma completa débil mental.o comentário precedente não foi assinado por Daltonagre (discussão • contrib.) 14h10min de 11 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Quem define quem é famoso ? E em que isso melhora o artigo ? A wiki não é revista de fofoca. Tumnus msg 14h10min de 11 de Fevereiro de 2008 (UTC)

queiram corrigir isto[editar código-fonte]

a lobotomia foi inventada por freeman (Victorhugodass (discussão) 23h44min de 9 de maio de 2010 (UTC))[responder]