Discussão:Máfia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Acredito que a palavra máfia tenha surgido na Itália.Li algo a respeito e creio que tenha sido até mais convincente que a narrativa que li aqui. Os patriotas queriam a expulsão dos soldados de Charles de Anjou. Um dos soldados de Anjou de nome Droetto se aproveita da represão para sequestrar uma jovem siciliana. Droetto violenta a moça na sacristia de uma pequena capela. A mãe da moça testemunhou a cena e saiu pelas ruas gritando, Ma fia, Ma fia. Como resultado logo depois nasceu uma sociedade secreta com o nome de Máfia.

Meu avô nasceu na Itália e serviu a guarda dos Carabinieri. Seu alvo eram os mafiosos, conseqüentemente, estudou muito sobre eles. Segundo ele palavra significa Morte Ai Francesi, Itália Anella o que muda o significado presente na página do assunto. Este diz, que os italianos queriam a morte da França, quando na verdade a etimologia da palavra diz que eles queriam a morte dos franceses (povo).

Origem da palavra Mafia[editar | editar código-fonte]

"Mafia" Significa proteção

A "Cosa Nostra" não foi criada na Itália. Foi criada por italianos nos Estados Unidos da América. 189.63.93.214 (discussão) 12h54min de 20 de maio de 2009 (UTC)


Eu também conheço a história de que a palavra Máfia significa "Morte Alla Francia, Itália Anella".Isto porque na época da reunificação italiana, os franceses faziam a proteção dos Estados Papais, impedindo os italianos de dominarem estas terras. E que depois da reunificação, eles passaram a praticar extorsões contra fazendeiros e comerciantes, evoluindo até a Máfia como ela é conhecida hoje. --Lazouwnik (discussão) 21h59min de 17 de fevereiro de 2011 (UTC)

A máfia surgiu SIM na itália. Mais especificamente na Sicília. Na verdade, a máfia é um "fenômeno criminoso" exclusivo da Sicília. O termo genérico "Máfia" que é atribuído as organizações criminosas mais complexas, Máfia Russa, Mexicana, Japonesa, Chinesa ou qualquer outro esquema ilícito é moderno. Inclusive as próprias Camorra e Ndrangueta não são de fato "Máfia" no sentindo original. De Portago (discussão) 22h29min de 27 de junho de 2013 (UTC)