Discussão:Método dos mínimos quadrados

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Acho que há um erro fundamental neste verbete que precia ser corrigido. Logo no está escrito que "Um requisito para o método dos mínimos quadrados é que o fator imprevisível (erro) seja distribuído aleatoriamente, essa distribuição seja normal e independente". Não há tais limitações: a distribuição dos erros não precisa ser normal e os dados podem ser covariantes. Quem se dispõe a corrigir?

A expressão "Mínimos quadrados" é um anglicismo (de least squares). Em português o usual é colocar primeiro o sustantivo e depois o adjetivo, não o contrário. Neste caso, "quadrados" é o sustantivo e "Mínimos" o adjetivo, portanto, o razoável é "Quadrados mínimos", versão que é usada em muitos textos sobre o tema.

"Método dos mínimos quadrados" resulta parecido a "Axioma das paralelas retas" o "Teorema das implícitas funcões". 
Conjecturo que esta má traducão se originou na falta de reflexão sobre se os quadrados eram minimizados o os mínimos eram elevados ao quadrado. Obviamente, os quadrados são minimizados, portanto o natural é "Quadrados mínimos". 
 J. M. Martínez, Depto de Matematica Aplicada, Unicamp.
Bem, pelo menos no Brasil, este anglicismo se tornou tão comum que não nem mais visto como tal. Eu voto por manter o anglicismo. --lgallindo 15:16, 3 Outubro 2006 (UTC)

O método dos mínimos quadrados foi desenvolvido pelo ilustre matemático alemão Johann Carl Friedrich Gauss (1777-1855). Sendo assim, o nome original do processo provém do idioma germânico, ou seja, não faz nenhum sentido utilizar uma tradução da língua inglesa como argumento para renomear este método. / / / / por TCGV - 16:32 - 6/10/2007 / / / /