Discussão:Montpellier

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 23 de maio de 2010 de Vixemaria

Olá!

Moro na França e estudei a História deste país, bem como da cidade aonde vivo, Montpellier. Vi aqui uma definição da origem do nome "Montpellier", onde a pessoa diz que foi devido a falta de vegetação e por isso o nome "monte pelé" ou "monte pelado", entretanto, creio que haja algum engano, pois o nome foi dado devido à abundância de uma planta, o pastel, que tingia de azul os tecidos de lã. Dado, aliás, que ajudou a cidade a prosperar durante a Idade Média.

Gostaria de saber como poderíamos corrigir esta informação.

Muito obrigado.

Abaixo, minha sugestão sobre a origem do nome "Montpellier".


Toponímia

A origem do nome “Montpellier” vem do romano "Montepestelarius", transformado em "Montepestelario" (falado em romano popular) significando “Monte do Pastel”, afrancesado para “Mont Peslier” e em occitan “Montpelhièr” (mumpeʎɛ) grafado na ortografia clássica.

Durante a Idade Média o pastel era uma planta indispensável para a tintura, em azul, dos tecidos de lã, o que tornou a cidade muito importante.

Esta denominação encontra-se documentada nos Arquivos Municipais de Montpellier (localizado na Bibliothèque Municipale). Trata-se do Ato de doação do “Monte de pastel” (a cidade de Montpellier), situado entre os rios Lez e Mosson, pelo Conde e Condessa de Mauguio à Guilhem de Montpellier I, em 985. Nessa época já havia algumas chácaras de agricultores que foram rapidamente implantadas, formando assim propriedade agrícolas. Esta doação foi aliás, o ato fundador da Dinastia dos Guilhem.

--Vixemaria (discussão) 11h41min de 23 de maio de 2010 (UTC)Responder