Discussão:Museu da Língua Portuguesa/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gostaria de deixar meus parabéns pelo artigo bem escrito, e tão recente!, de, agora, um dos mais importantes museus do Brasil, orgulho da lingua portuguesa e da comunidade lusófona. Poderia ir até para destaque, em breve! Mateus Hidalgo diga! 05:36, 23 Março 2006 (UTC)

  • Teremos imagens ainda hoje. Disso só falta ampliar mais um pouco o texto sobre os ambientes. -- Fernando Ф 05:54, 23 Março 2006 (UTC)
  • Ainda temos poucas informações (em detalhes) sobre o Museu na mídia para ampliar os tópicos e poder concorrer como destaque. Se algum wikipedista, que tiver visto o museu in loco, pudesse dar uma ampliada nos tópicos de ambiente, seria ótimo! De qualquer forma, o MLP já entrou para a história da lingüística ;) Juntamente com o artigo do MLP, foi criado o artigo, ainda em fase de esboço, Museu de Idioma para colocarmos em destaque esse conceito inovador. Acredito que um Museu da Língua Inglesa ou da Língua Francesa, dentre outras, também faria um grande sucesso em nosso país, em virtude da grande quantidade de brasileiros interessados no assunto. []s, --Roberto Cruz 14:39, 23 Março 2006 (UTC)


Que artigo lindo! De tirar o chapeu! Mostra como a Wikipedia brasileira é criativa e sabe fazer artigos decentes. Parabéns a todos envovidos nesse artigo e na wikipedia brasileira!

  • Wikipédia brasileira? Onde? -- Nuno Tavares 02:15, 1 Maio 2006 (UTC)
  • Obrigado pelos elogios! Mas, apenas fazendo um esclarecimento, a nossa Wikipédia não é brasileira, mas, na verdade, lusófona, ou seja, feita pelos wikipedistas falantes, nativos ou não, da língua portuguesa em todo o mundo, o que envolve os países de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. []'s, --Roberto Cruz 04:13, 1 Maio 2006 (UTC)

Único museu de idioma do mundo[editar código-fonte]

Esta afirmação de que este é o primeiro e único museu de idioma do mundo parece-me um grande "chutão". Seria interessante pesquisar, porque creio que há diversos museus sobre línguas no mundo todo. Em Roma, para citar um exemplo, no anexo do Vittoriano, existe um museu (embora não independente) sobre a língua italiana. Outro exemplo, em Paarl, na África do Sul, existe o Museu do Afrikaans. Acho muito precipitado e presunçoso dizer que é o "primeiro e único". --Dantadd 11:18, 24 Março 2006 (UTC)

  • Também acho pouco provável que seja o único e primeiro museu de idioma (museu lingüístico) do mundo. Será que ninguém nunca pensou nisso? Mas a responsável pelo projeto na Fundação Roberto Marinho afirmou assim (vide Citações no artigo), além de outras autoridades. Por via das dúvidas, devemos pesquisar e colocar a info correta em nosso artigo (além dos links para os outros museus de idioma pelo mundo) ;) (Não seria o caso de ele ser o único "museu de idioma interativo" do mundo?). []s, --Roberto Cruz 16:01, 24 Março 2006 (UTC)
  • Alguém, não sei quem, retirou que era o único museu sobre um idioma natal de um país. Li assim em uma notícia de um site de Portugal. -- Fernando Ф 20:26, 24 Março 2006 (UTC)
  • Fernando, foi eu quem retirou. Na minha opinião, o português é o idioma natal de Portugal, uma vez que foi lá que ele se gerou. No Brasil ele foi apenas "adotado". --Roberto Cruz 20:37, 24 Março 2006 (UTC)
  • Pois, eu estive a fazer uma pesquisa sobre o conceito de museu dedicado a uma língua e encontrei a página do Museu do Afrikaans que é aqui para quem quiser saber mais: http://www.taalmuseum.co.za/content.html. --JLCA 22:51, 28 Março 2006 (UTC)

Penso que as citações foram muito bem encadeadas e, per si, falam por um artigo. Incluindo novamente.--REVISOR mensagem 12:20, 25 Março 2006 (UTC)

  • Temos que ter noção que somos uma enciclopédia, e o lugar de citações é no projeto parceiro. -- Fernando Ф 15:16, 25 Março 2006 (UTC)

Em espanhol[editar código-fonte]

Hola!
Oi, meu nome é Guido, sou argentino e estou estudando português porque é uma língua da que eu gosto muito. Sou a pessoa que fez a tradução para o espanhol e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com duas coisinhas para melhorar o artigo:

1) Quém é a Sílvia Finguerut? (Seu nome está no começo)
2) Alguém poderia me dar sinônimos de "tijolo"? porque não sei o que quer dizer e por isso ainda não pude fazer a tradução da descrição de uma das imagens.

Muito obrigado.
Saudações.
Guido. (Gejotape na wikipédia em espanhol)

  • Olá Guido, parabéns pela tradução em espanhol! Sílvia Finguerut é a gerente de patrimônio e meio ambiente da Fundação Roberto Marinho (já coloquei a info no corpo do artigo). []'s, --Roberto Cruz 12:46, 17 Abril 2006 (UTC)
  • Respondendo à sua outra dúvida, tijolo em espanhol é tejuelo ou ladrillo (ou ainda brick, em inglês). --Roberto Cruz 12:53, 17 Abril 2006 (UTC)

Em inglês[editar código-fonte]

Traduzi o artigo para o inglês. Grandmasterka 14:48, 29 Junho 2006 (UTC)

  • Parabéns pela sua tradução, GrandeMasterKa! Eu já vinha acompanhando-a e ela ficou ótima! Alegre, []'s, --Roberto Cruz Contato 16:13, 29 Junho 2006 (UTC)

O Museu da Língua Portuguesa é de fato um museu? Há todo um cenário pirotécnico, todo lance representativo da pós-modernidade e um programa cultural digno de ser elogiado. Mas será que cabe a denominação de instituição museológica? Não existe acervo permanente e, embora possamos dizer que não há necessidade de acervo em uma instituição voltada à "conservação" e ao estudo de um bem imaterial, não deixa de ser contrastante com o fato de que um museu existe precisamente para preservar, conservar e expor peças que a ele pertençam. Não se trataria de um centro cultural temático? Dornicke 23h00min de 14 de Junho de 2007 (UTC)

Posição da seção "Incêndio" no texto[editar código-fonte]

Me parece mais lógico que a seção "Incêndio" fique no final do texto, depois da seção "Instalações". Isto, tanto pela cronologia, quanto pelo fato que o museu será restaurado e, eventualmente, podem haver modificações nas instalações em relação ao que era antes do incêndio. Alguma objeção ?
PauloMSimoes (discussão) 14h18min de 23 de janeiro de 2016 (UTC)