Discussão:Nova Candelária

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um toque germânico em Nova Candelária

Prefeitura oferece incentivo para embelezar casas ao estilo dos imigrantes


SILVANA DE CASTRO/ Nova Candelária



Não é só nos traços do rosto e na língua falada na família que a Alemanha está presente em Nova Candelária, no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, a 483 Km de Porto Alegre.. Nas paredes, janelas e telhados também. Há três anos, uma lei municipal incentiva os moradores a construir ou remodelar as casas seguindo as técnicas dos antepassados.

Telhados pontiagudos, janelas e portas de madeira, muitas floreiras e acabamentos trabalhados são toques germânicos nas casas. O programa Cidade Bonita pretende transformar as residências em atrações. Para estimular o morador, o município oferece R$ 3 mil.

- Com o incentivo, as pessoas vão se incorporando ao espírito - acredita o coordenador do programa e secretário de Administração e Planejamento, Ari Roehrs.

Ele próprio vai morar num prédio com 10 apartamentos com aspectos europeus.

Na cidade onde cerca de 90% dos habitantes têm origem alemã, o país é lembrado também nos postes pintados com as cores da bandeira, na arquitetura do posto de saúde, do pórtico e da futura prefeitura.

Até agora, 10 edificações foram remodeladas com as técnicas enxaimel. E outras quatro estão inscritas. Neste ano, o orçamento previsto para o Cidade Bonita é de R$ 10 mil. Inscrevendo-se no programa, o morador ganha também os serviços de um arquiteto ou engenheiro.

Foi o caso da auxiliar de serviços gerais Maria Rosane Erthal, 38 anos. Ela nunca teve casa própria, e quando ajeitava a primeira, de madeira, teve ajuda para embelezar a fachada.

- As pessoas vinham olhar e perguntavam como faziam para participar - orgulha-se Rosane.

( silvana.castro@zerohora.com.br )