Discussão:Partido Democrático Social

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Figuras relevantes do PDS[editar código-fonte]

Foram incluídos vários membros relevantes do PDS, no entanto apesar de muitos incluídos serem relevantes hoje o artigo de muitos deles não indica o período que foram membros do PDS e como foram relevantes na época. Portanto se esta informação não for incluída nos respectivos artigos os mesmos serão excluídos da seção.--pédiBoi (discussão) 14h06min de 11 de Janeiro de 2009 (UTC)

Espectro político[editar código-fonte]

O PDS nunca foi de direita, pois desde o retorno do pluripartidarismo nunca houveram partidos de direita no Brasil como a UDN. O próprio termo "centrão" surgiu nos anos 1980 para classificar os diversos partidos que não eram de esquerda.

A direita no Brasil subsistiu na ARENA, mas desde quando Geisel traiu Médici esse grupo foi se tornando cada vez mais fraco até não ter nenhum tipo de representatividade política. Nem mesmo o PRONA, que atraiu a atenção da direita nos anos 1990, era direitista dado que era um misto de nacionalismo de centro com o confuso "Movimento LaRouche", que era considerado nos EUA de esquerda, e pregava uma espécie de social-democracia nacionalista.

Dada a forte influência maçônica, positivista, fascista, social-democrata e bolivariana em grande parte de nossa classe política, de fato não há espaço para a direita em nosso sistema. A própria democracia, como um sistema representativo corrompido conforme o sentido original grego, não é campo fértil para a defesa de valores e costumes.