Discussão:Petróleo/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Origem abiogênica

É possível que parte dos depósitos de petróleo possa ter uma origem inorgânica (o metano é encontrado em erupções vulcânicas, por exemplo). Porém a origem orgânica é a hipótese mais aceita pela comunidade científica.

Ser mais aceita não significa ser a mais correta!

Hoje certamente pode se afirmar que o petróleo não é um combustível fóssil. A hipótese de que o petróleo pudesse ser originado a partir de detritos orgânicos é muito antiga, concebida pelo russo Lomonossov, em 1757. Os avanços da ciência, sobretudo com as sondas espaciais, estudos de meteoritos, cálculos de estabilidade termodinâmica no sistema carbono-hidrogênio, estudos oceanográficos das comunidades quimiossintéticas, avanços da geologia no conhecimento da geoquímica e geofísica do manto terrestre, os processos de formação do sistema solar, entre outros apontam consistentemente uma origem inorgânica para o petróleo. Entretanto é claramente possível que algumas moléculas biológicas existam no petróleo, pois são contaminantes de bactérias da biosfera profunda.

Infelizmente, a maioria dos geólogos ainda crê na origem biogênica do petróleo, exceto aqueles que realmente tem preocupação com o entendimento do sistema terra e do sistema vida. Portanto, atualmente acreditar que o petróleo seria de origem orgânica pode ser comparado como: acreditar que existe divisão por zero; que uma banana pode comer um macaco

ou que por milagre isso seria possível.

A conclusão do monopolio existe quando há somente um vedendor mo mercado para um bem sem subtitulo e há barreiras na entrada de empresa que tensione vender o mesmo bem ou sua forma pura. São raros , mas a teoria do monopolio ilucida o comportamento de empresas que se aproximam de condições de monopolio pur. Ter o poder de monopolios significa simplesmente o vendedor ter alguns sobre preço do produto sem uma curva de oferta. Pais de origem :

  • Cata genes
  • rOCHA SELANTE

Rocha reservada !!

Ow gorda naum liga naum pois isso eu estou disfarçando pois a Mah bloqueio a internet di novo ! Isso td é pra desfarça  !!! Discupi gabiruu !!

Bjokas amorr !! ]

Texto tendencioso na seção história

O texto utiliza de um vocabulário inadequado e pouco científico, mostrando referências ao artigo origem inorgânica do petróleo. Tal tendencionismo assemelha-se a uma cruzada para tentar "fazer aparecer" uma teoria já ultrapassada a respeito da origem do petróleo. De qualquer forma, um texto ou um artigo não deve refletir de forma alguma a opinião de um dos autores do artigo. Deve ser um texto seco, direto e objetivo. O tendencionismo pode ser observado nos seguintes parágrafos:

  • A hipótese ortodoxa (tradicional) leva em conta que com o incremento de temperatura, as moléculas do querogênio começariam a ser quebradas, gerando compostos orgânicos líquidos e gasosos, em um processo denominado catagênese.
Comentário: Ortodoxa? Que raios de linguagem é essa? O mais adequado seria. "A hipótese mais aceita"
  • "A maioria dos geólogos ainda acredita que..."
Isso significa que eles devem mudar de opinião? Que aquela teoria é a certa em relação à outra?
Avanços permitem supor? A Química é uma ciência experimetal e, até que nada e provado, suposição nos remete à alquimia ou à idade média. Esse fragmento é totalmente estranho... parece mensagem de SPAM, pois utiliza de um argumento falacioso (Leia sobre falácia). Deve-se introduzir no parágrafo as hipóteses e JAMAIS DEFENDÊ-LAS. Hipóteses são hipóteses e DEVEM ser tratadas como tal, PORÉM, a PARTIR DE EVIDÊNCIAS, ATUALMENTE A BIOGÊNICA é a mais aceita. Símples assim.


Este texto DEFINITIVAMENTE, na seção HISTÓRIA, merece ser melhor escrito (mais bem escrito) e cabe aos seus editores uma melhor reformulação e reflexão. Estarei tomando tais medidas caso o texto continue tendencioso. A propósito.. o editor que escreveu os comentários tendenciosos acima não assinou. Abraços --Mago® 14h33min de 3 de Dezembro de 2007 (UTC)

Origem do Petroleo

Boa Noite!

De facto nao posso afirmar que ache que o texto relativo á origem do petróleo esteja totalmente correcto!

Alguns cientistas afirmam, e é isso que é citado nos manuais escolare utilizados hoje em dia, que o petróleo forma-se através da decomposição dos lípidos provinientes das gorduras de animais sobterrados há biliões de anos atrás. O petróleo que hoje utilizamos é proveniente dos dinossauros, que, á medida que iam morrendo eram cobertos por camadas de sedimentos, que em certas condições se transformariam em petróleo. Para que tal aconteça, o animal teria que ser coberto por sedimentos, como acima referido, e ser decomposto por bactérias anaérobias, ou seja, bactérias que sobrivivem na ausência de oxigénio. Essas bactérias decompõem o animal, e quado dissolvem as suas grduras (lípidos), transformam-nas num líquido viscoso e negro. além disso o petróleo tem que se formar a grandes profundidades, grandes presssões e temperaturas elevadas.

E como este hidrocarboneto é um líquido, encontra-se por cima de uma camada rochosa, denominada rocha-mãe, que não o deixa infiltrar-se mais no sub-solo. por cima encontra-se uma outra camada rochosa, chamada, rocha-cobertura, que actua como uma rolha não deixando o petróleo ascender. Espero sinceramente que este comentário venha ajudar a esclarecer mais sobre este assunto.

Sinceramente,

Pedro

Petróleo

Qual as perspertivas para um mundo sem petróleo?

Recurso finito

O artigo não aborda sequer o carácter finito das jazidas petrolíferas, que creio ser um aspecto essencial. João Sousa DC 12h35min de 29 de Junho de 2008 (UTC)