Discussão:Propaganda

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 23 de março de 2011 de Gjpab no tópico Edições recentes


Texto inicial[editar código-fonte]

Acho que o texto inicial é muito discriminatório. Propaganda não é manipulação de informações. Propaganda é propagação de idéias e conceitos. S. Costa 16:20, 18 Set 2004 (UTC)

Caro Samuel, eu não escrevi nem traduzi o texto. Dou apenas a minha opinião. Não acha que a frase "Propaganda é um tipo específico de apresentação de uma mensagem, com um propósito" reflecte isso mesmo que disse, nomeadamente a propagação de ideias e conceitos ? A questão é saber se essas ideias e conceitos correspondem a alguma visão científica e objectiva (com toda a dificuldade que possa haver em saber o que é isto) ou se correpondem apenas a um interesse político. Parece-me que este último caso é o que melhor define a situação. Se não concorda, explique-se. Respeitosamente --Joaotg 17:16, 18 Set 2004 (UTC)

O problema é que no Brasil a palavra "propaganda" parece ter um sentido diferente, pelo menos em algum meio, do que o sentido que a palavra tem nos países anglo-saxónicos ou mesmo em Portugal. O Samuel Costa estuda Propaganda e Publicidade, daí a sua crítica. Seja como for, este é um artigo sobre Propaganda no sentido anglo-saxónico do termo e não um artigo sobre publicidade. --JoaoMiranda 17:22, 18 Set 2004 (UTC)
Em Portugal, a palavra propaganda deve ter perdido o seu sentido original. O termo "propaganda médica" ainda hoje se usa e sugere que no passado o termo "propaganda" era considerado mais benigno do que é hoje. --JoaoMiranda 17:25, 18 Set 2004 (UTC)
Bem, o problema é o seguinte: propaganda não é publicidade. Propaganda é o ato de propagar uma idéia. Publicidade é o ato de tornar algo público, acessível a várias pessoas. No artigo diz que "Propaganda é um tipo específico de apresentação de uma mensagem, com um propósito." Isso define a publicidade, não a propaganda. O artigo por completo não está errado (alías, é muito bem completo) mas apenas alguns pontos têm o seu sentido errado ou mal apresentado. Publicidade e propaganda não devem ser vistas com maus olhos, visto que todo homem é livre para decidir por suas próprias ações. - S. Costa 03:06, 19 Set 2004 (UTC)


Samuel, uma pergunta: Qual é para si a diferença entre propaganda e publicidade ? R= São todas putas.

Ou explique-me qual é a diferença entre:

  • Propagar uma ideia
  • Tornar algo público, acessível a várias pessoas

Por estas definições, propaganda e publicidade parecem-me termos semelhantes, para usar a bel-prazer, um ou o outro consoante a nossa vontade ou disposição.

Você usaria o termo publicidade para descrever um cartaz com a inscrição "Os judeus são a nossa desgraça" ? Confronte este caso com a sua definição. Este cartaz não propaga uma ideia ? Parece-me que sim. Não torna algo público, nomeadamente uma ideologia ? Sim. Você chamaria a este cartaz um exemplo de publicidade ?--Joaotg 17:58, 19 Set 2004 (UTC)

A coisa é mais complicada que isso. Claro que há diferença, senão o curso de "Publicidade e Propaganda" seria conhecido apenas como "Publicidade" ou "Propaganda". A propaganda está envolvida na sociedade desde do início. É o ato de expandir uma idéia e levá-la a outras pessoas. É um dos principais fatores da comunicação. Já a publicidade é algo técnico, que envolve estudo, cálculo e pesquisa. É o ato de definir a melhor forma de apresentação de uma idéia. Ou seja, a fomentação da idéia começa na propaganda, mas é a publicidade que define qual será a melhor roupagem para que se apresente essa idéia. Não houve uma "publicidade nazista", e sim uma "propaganda nazista". A utilização de cartazes não implica na associação à publicidade. - S. Costa 04:45, 21 Set 2004 (UTC)

Se, como diz, a publicidade é apenas um estágio final da propaganda, nas suas palavras:

(A publicidade) É o ato de definir a melhor forma de apresentação de uma idéia. Ou seja, a fomentação da idéia começa na propaganda, mas é a publicidade que define qual será a melhor roupagem para que se apresente essa idéia.

Então não percebo porque é que não se pode falar de publicidade Nazi. Houve cartazes, anúncios em jornais e revistas, manifestações, livros, filmes... A utilização de cartazes não implica a associação à publicidade ? Um assunto complexo, deveras. É só para o Nazismo que esta definição é valida ou a utilização de cartazes por um político (o Lula, por exemplo) já é uma forma de publicidade ? --Joaotg 08:47, 21 Set 2004 (UTC)

O próprio artigo defende que a publicidade é diferente da propaganda, logo no começo do texto. - S. Costa 17:11, 21 Set 2004 (UTC)
Eu acho que entendo o artigo. Estou tentando é entender a sua definição. --Joaotg 17:16, 21 Set 2004 (UTC)

deveras interessante e nao menos complicado...[editar código-fonte]

Se me permitem uma opinião... Ambos estão corretos e equivocados ao mesmo tempo. Tais definições não deviam (não podem) mais ser tratadas como um caso definitivamente encerrado. Muita coisa mudou da segunda guerra para cá e muita coisa irá mudar até a próxima, quem sabe. O mundo não é mais um campo de batalhas, mas um campo de idéias. E idéias mudam, como mudam os campos. Nada é definitivo, nada é pra sempre. Principalmente "palavras". Propaganda ou publicidade podem ser utilizadas para fins diferentes ou fins semelhantes, o que varia é o resultado. O mundo muda todos os dias e a gente aqui dando milho aos pombos, tentando complicar o que é simples demais....que mania.! Hoje quem qiser segue devidas severas leis que esteriotizam a humanidade

Esse artigo é de caráter discriminatório[editar código-fonte]

Estudo Publicidade e Propaganda na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, uma das melhores do Brasil. Acredito que todo o artigo está montado em cima do que foi a Propaganda com fins políticos. Simplemente ignorou o sentido do termo como um todo. Propaganda é a arte, ciência e técnica de Produzir mensagens com o intuito de mudar hábitos, atitudes, criar uma imagem, promover o consumo de um produto ou idéia.vender produtos.Informar o público de maneira eficaz e eficiente.A abordagem tratada nesse artigo deveria ser TOTALMENTE reformulada. devemos iniciar a rápida reforma nesse artigo. Propaganda pode ser explicada em seus diferentes aspectos :

  1. 'Advertising' (anúncio): anúncio com caráter comercial visando promover consumo e vendas.
  2. 'Publicity' (publicidade) informação disseminada editorialmente. Sem que o espaço seja cobrado. (um jornal que faz a resenha de um livro, por exemplo, está fazendo a Publicidade de tal obra, e não sua propaganda (anúncio).
  3. 'Propaganda' (Propaganda política): mensagem com promoção política, religiosa ou ideológica.

Entende ? o artigo fala do terceiro tipo de propaganda como se fosse o todo, e não uma parte.

Sugiro pelo menos que se mude o nome do artigo.Que acham ?

(eskeci de assinar)Munix 00:38, 11 Jan 2005 (UTC)

Caro anónimo, porque não acrescenta uma secção ao artigo para dizer isso que afirmou: que no Brasil, o termo propaganda é usado muito frequentemente para se referir à publicidade ou marketing (em Portugal julgo que esse termo era usado no passado e está a cair em desuso, talvez por causa destas destas confusões). Talvez assim se acabasse com a dissonância. --Joaotg 23:45, 10 Jan 2005 (UTC)

Como você me aconselharia fazer isso ? Sou novato e não quero estragar a estrutura do artigo. Munix

O melhor jeito é criar uma desambiguação e coloca {ver desambiguação} em cima no artigo. Os artigos são sobre conceitos e palavras. Deve ser criado um outro artigo de "Publicidade e propaganda", ou qualquer outra coisa. --E2m 00:48, 11 Jan 2005 (UTC)

Ou então criar um outro artigo "Propaganda". Então ficaria a desambiguação na página principal. --E2m 00:50, 11 Jan 2005 (UTC)
Como se chamaria esse novo artigo ? Propaganda (2) ? Acho que iria lançar confusão. Acho preferível criar um novo capítulo aqui dentro. Chamado por exemplo "O conceito de Propaganda no Brasil". Como acontece em Mamelucos. --Joaotg 10:21, 12 Jan 2005 (UTC)

A questão deve passar pelo entendimento histórico[editar código-fonte]

Alguns autores têm concordado que os termos só se resolvem em sua origem. Não adianta discutir se publicidade é uma coisa só comercial (porque ela é utilizada também pela política) nem se a propaganda é só política (afinal, as marcas de indústria são construídas com políticas claras). É um problema histórico, que não será resolvido no nível conceitual. Na atualidade, os termos convergem, desprezando qualquer sentido estrito. Prof. Cassiano Simões. FSBA. cassiano@fsba.edu.br. 10/ago/2005. 18:57.

Não achei que o texto contém algum caráter discriminatório, muito pelo contrário, explica muito bem a História da Propaganda.

Retirei a nota de parcial porque o texto, ao meu entender, não possui nenhum tipo de caráter discriminatório referido. Na minha opinião, as propagandas apenas atrapalham, embora exista uma ou outra que tenha utilizade, mas a maioria não presta. --System 01:11, 12 Junho 2006 (UTC)

Será que alguém poderia retirar o direcionamento de Comercial para cá, já que não consegui fazer a desambiguação dos artigos com esse nome pois foi revertido? Para quem não sabe (os portugueses, ao que parece) "Comercial" no Brasil pode ser propaganda, nome de time de futebol etc.

Eu mesmo já fiz isso. Obrigado por nada.

Parágrafo de apresentação[editar código-fonte]

Há algum tempo eu percebi que o parágrafo de apresentação deste verbete estava muito confuso. Agora o usuário Ianatoni D​ C​ E​ F apresentou uma bela contribuição, ainda com alguns problemas, mas que me pareceu bem mais clara e completa do que o texto anterior. Por isso, não entendi a reversão do Eamaral D​ C​ E​ F. Alguma disputa que eu não estou acompanhando? Abraços. Gjpab (discussão) 19h15min de 12 de fevereiro de 2010 (UTC)Responder

Desculpe por não ter justificado no sumário. O editor copiou uma definição específica de um autor (no caso Kotler, 2000, [1]). A ssegunda frase teve pelo menos o início também copiado [2]. E ainda inseriu um início de frase, também copiado, sem nem terminá-la "Impessoalidade: O publico não se sente obrigado a" (...) [3]. Pra terminar, tirou o aviso de sem-notas. Não duvido que possa ser aproveitado algo do que ele escreveu. Mas acho que sua edição diminui a qualidade do artigo, pelo que reverti.
No caso de definições de autores reputados, até acho que podem ser colocadas no artigo (copiar uma frase de definição, atribuindo ao autor, não constituiria WP:VDA, eu acho). Mas não acho que ela deva ser usada como primeira frase do artigo, que deveria ser uma definição própria. Eamaral (discussão) 22h26min de 12 de fevereiro de 2010 (UTC)Responder

Tem razão, Amaral. Mas convenhamos que "Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a uma agenda." é uma definição muito confusa, parece um erro de tradução. Gjpab (discussão) 01h14min de 13 de fevereiro de 2010 (UTC)Responder

Não sou da área, o que poderia era tentar uma tradução livre da wiki en, caso fique melhor:
"Propaganda é uma forma de comunicação com objetivo de influenciar uma comunidade quanto a algum assunto. Em seu sentido mais básico, a propaganda apresenta informação de forma a influenciar uma audiência - opondo-se à transmissão de informação de forma imparcial. Frequentemente apresenta fatos de forma seletiva para encoragar uma determinada conclusão, ou mensagens carregadas para produzir uma resposta mais emocional do que racional à informação."
Por sinal, vi agora que tanto lá quanto na wiki es, há uma longa citação na introdução do artigo. Não me oponho a colocá-la aqui também. Mas da forma como estava, como primeira frase do artigo, acho que era tirar da Wikipédia a responsabilidade de ter sua definição. Eamaral ([Rodrigo Marcucci ]]) 03h21min de 15de fevereiro de 2011

Edições recentes[editar código-fonte]

O IP 189.114.126.37 fez hoje algumas alterações no artigo. É possível que ele tenha razão no que está dizendo. Mas a forma como ele fez as edições não é apropriada: ele fez críticas ao texto dentro do próprio texto. Por isso, vou reverter as edições, e copiar aqui os comentários dele. Abraços a todos. Gjpab (discussão) 00h43min de 23 de março de 2011 (UTC)Responder

  • TEXTO ATUAL DO ARTIGO: "O termo publicidade é usado quando a veiculação na mídia é paga, já propaganda refere-se a veiculação espontânea. Toda publicidade visa a divulgação de um produto e, consequentemente, sua compra pelo consumidor."
  • COMENTÁRIOS DO IP 189.114.126.37: "(na verdade é ao contrário: propaganda é veiculação paga e publicidade é veiculação espontânea. A fonte CENP, não é a mais adequada. Por exemplo: jamais se diz publicidade enganosa, mas sim propaganda enganosa nos termos dispostos pelo CONAR. Também corrobora essa conceituação a forma como está disposto na Constituição brasileira de 1988 quando o assunto em epígrafe é tratado."